
Saiba como evitar as principais doenças de pele do verão
Caderno Gente
18 de janeiro de 2018, 08:47
No verão, muita gente cria mais disposição para fazer atividade física ao ar livre. Mas é importante se proteger do sol ..
Caderno Gente - 23 de janeiro de 2018, 11:01
No verão, muita gente cria mais disposição para fazer atividade física ao ar livre. Mas é importante se proteger do sol quando a prática esportiva for feita em parques, ciclovias e praças. A dermatologista da Neoderme e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Giseli de Mattos Diosti Stein, lembrou do uso do protetor solar e dos cuidados básicos para evitar queimaduras e até mesmo câncer de pele.
“Os níveis de radiação estão cada vez mais altos. Muitas vezes, quando estamos praticando alguma atividade física ao ar livre como uma simples caminhada, por exemplo, não nos damos conta que o sol está ali, queimando nossa pele. Por isso, é importante reforçar os cuidados com a pele, principalmente em relação ao uso do protetor solar diariamente, com FPS mínimo de 30 até mesmo em dias nublados”, alertou a especialista.
ANÚNCIO
De acordo com a especialista, a dica é evitar a prática de atividade física ao ar livre nos horários críticos de radiação, entre 10h e 16h. “São os horários de maior intensidade de radiação que provoca o câncer”, comentou.
É bom ficar atento também às partes do corpo que ficam expostas e que nem sempre damos a devida atenção. “Muita gente acaba passando protetor solar só no rosto, mas temos o braço, pescoço, pernas e mãos que também ficam expostos ao sol. Lembrando que o excesso de sol pode causar fotoenvelhecimento, manchas na pele (melasma), alergias cutâneas, além do câncer da pele”, lembrou Giseli.
ANÚNCIO
De acordo com a dermatologista, não basta passar o protetor apenas pela manhã. De acordo com Giseli, ele deve ser reaplicado a cada 2h, em média. “Além da reaplicação, devemos aplicá-lo 30 minutos antes da exposição ao sol, para que a pele o absorva”, recomenda.
Além da fotoproteção química com os protetores solares, vale lembrar dos demais acessórios que ajudam na proteção da pele. “Chapéus, bonés, óculos de sol e roupas com proteção solar são sempre bem-vindos. Aliás, essas roupas garantem o bloqueio de mais de 98% da radiação solar”, resumiu a especialista.
Nas caminhadas, corridas e demais atividades ao ar livre, não se esqueça da hidratação. “A água é fundamental e deve ser item obrigatório durante as atividades. Ela melhora a circulação sanguínea, aumenta a textura e elasticidade da pele e também age contra o envelhecimento. Após a atividade física, também é recomendado hidratar a pele com cremes e loções indicadas pelo dermatologista", finalizou a dermatologista.