Paisagens da Serra do Mar ganham destaque em livro

Guilherme Grandi


Com Metro Jornal

O fotógrafo Lucas Pontes lança hoje o livro “Mar de Nuvens”, uma obra que contempla as paisagens da Serra do Mar Paranaense.

No Museu Oscar Niemeyer, o público curitibano poderá conferir um livro que reúne fotografias e textos da Serra do Mar, uma cadeia montanhosa que se estende por aproximadamente 1.500 quilômetros, do litoral leste ao sul do Brasil.

A obra chama a atenção para os maiores picos do sul do país e para a beleza da Serra. A influência das montanhas na formação das nuvens é um dos aspectos que inspirou o fotógrafo a produzir esse material, que traz mais de 100 fotografias em preto e branco, desde imagens próximas à vegetação até o alto das montanhas.

O livro recebe esse nome por conta do fenômeno natural que acontece próximo às cadeias montanhosas, em que as nuvens se instalam nas partes mais baixas e se assemelham ao mar. Já os cumes das montanhas se sobressaem como se fosse ilhas e criam paisagens inesperadas.

Esse acontecimento é registrado em várias imagens do livro, que traz o movimento sutil das nuvens e os fenômenos causados pela natureza, em um grande destaque a todo o ecossistema brasileiro.

Outro fato que inspirou a obra “Mar de Nuvens” foi a primeira subida do fotógrafo à montanha, em 2001, que, antes de lhe levar ao universo da fotografia, culminou em sua escolha profissional como geógrafo.

O livro conta com textos de especialistas na área, como Clóvis S. Borges, diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, Leonardo José Cordeiro, professor de Geomorfologia e Solos da Universidade Federal do Paraná e Henrique Schmidlin, historiador e montanhista.

Serviço:
Terça (12) às 19h no Museu Oscar Niemeyer.
Entrada gratuita.

Previous ArticleNext Article