MON apresenta visita virtual à exposição “O Ritmo do Espaço”

Redação

obra da exposição "O ritmo do espaço"

O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai apresentar na próxima sexta-feira (12) uma visita virtual chamada “Yutaka Toyota – O Ritmo do Espaço”, que estará em cartaz na sala 4 do museu às 18 horas e terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da instituição.

A apresentação sobre Yutaka Toyota, um dos pioneiros do movimento cinético internacional e da arte interativa, tem a curadoria de Denise Mattar e mostra 86 obras. O encontro terá a participação do diretor de projetos do Atelier Yutaka Toyota, Gianni Yo Toyota, e da diretora cultural do Museu, Glaci Gottardello.

O artista completará 90 anos neste ano e a mostra contempla trabalhos produzidos a partir dos anos 60 em diversos suportes. Em 2018, a exposição recebeu o prêmio de Melhor Retrospectiva do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

obra da exposição "O ritmo do espaço", de Yutaka Toyota
Espaço reflexo é uma das obras mostradas na exposição. (Foto: Jaime Acioly/Divulgação)

A produção enfatiza a quarta dimensão nas obras de Yutaka, através do percurso e das principais questões que permeiam a obra do artista, mostrando o processo que o levou da pintura ao objeto, e do plano à superfície reflexiva.

“Ele faz parte de um grupo que na década de 1960 decretou o fim da pintura de cavalete e da escultura figurativa, convidando o público a participar de novas experiências estéticas, interativas e sua obra convoca dualidades: positivo-negativo, visível-invisível, sólido-evanescente, volume-leveza”, explica a curadora Denise Mattar.

O artista criou milhares de obras como desenhos, gravuras, pinturas, instalações, painéis escultóricos e esculturas em mais de 60 anos de atividade.

“O que me interessa verdadeiramente é a conexão entre o homem e o universo. A cultura ocidental responde a essa questão através da física quântica e a oriental, através da espiritualidade. Aceito os dois significados e ambos estão no meu trabalho”, destaca o artista.

 

Serviço

Visita virtual à exposição “O Ritmo do Espaço” com a curadora Denise Mattar e o artista Yutaka Toyota.

– Data: sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021.

– Horário: 18 horas.

– Transmissão: canal do YouTube do MON.

– Valor: gratuito.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="744275" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]