MON e Japan House São Paulo firmam parceria para exposições; entenda como vai funcionar

Redação


O MON (Museu Oscar Niemeyer) e a JHSP (Japan House São Paulo) assinaram termo de cooperação que prevê exposições e intercâmbio de conteúdo educativo.

A primeira ação da parceria será a exposição Japonésia, de Naoki Ishikawa, considerado um dos artistas mais relevantes no cenário atual da fotografia no Japão. A mostra será inaugurada no MON em 11 de fevereiro, na sala 7.

A Japan House São Paulo tem como objetivo ser uma base de difusão de diferentes vertentes da cultura japonesa e esta parceria amplia a rede de conexões com outras cidades e reforça a aproximação com o público paranaense.

Com curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo, a exposição Japonésia reúne 74 fotografias, que fazem parte de distintas séries realizadas por Ishikawa durante o período de 2009 a 2019.

A mostra pretende revelar as particularidades do arquipélago nipônico, ressaltando sua diversidade de paisagens e de cultura, levando os visitantes a uma verdadeira expedição por um Japão desconhecido.

MON – MUSEU OSCAR NIEMEYER

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.

No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina e Moinho Anaconda.

JHSP – JAPAN HOUSE SÃO PAULO

A JHSP é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente a cultura japonesa.

Inaugurada em abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia.

Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista.

Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum – o mais alto nível de reconhecimento do programa – concedida a edificações sustentáveis.

Exposição Japonésia, de Naoki Ishikawa

A partir de 11/2
Sala 7

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="743309" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]