Morre em Curitiba o sociólogo Pedro Bodê. UFPR emite nota

Morreu neste sábado (27) à noite, em Curitiba, o sociólogo e professor da Universidade Federal do Paraná Pedro Bodê. Ele..

Redação - 28 de novembro de 2021, 10:12

UFPR
UFPR

Morreu neste sábado (27) à noite, em Curitiba, o sociólogo e professor da Universidade Federal do Paraná Pedro Bodê. Ele estava internado no Hospital da Cruz Vermelha, em tratamento a um câncer de pâncreas. O velório acontece (28), na Capela da UFPR, das 10 às 16 h. O sepultamento será no comitério Água Verde, às 17h.

A UFPR emitiu nota lamentando a morte de seu professor. Veja a íntegra:

"A Universidade Federal do Paraná comunica com pesar o falecimento do professor Pedro Rodolfo Bodê de Moraes do Setor de Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais da UFPR, neste sábado (27). O velório será realizado no domingo (28), na Capela da UFPR, das 10 às 16 horas.

Pedro Bodê, muito querido pelos colegas e alunos, concluiu estágio pós-doutoral (IESP-UERJ), doutor em sociologia (IUPERJ), mestre em antropologia social (PPGAS/MN/UFRJ) e graduado em ciências sociais (UFF). Era professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Direito, ambos da Universidade Federal do Paraná.

Leia também: Morre o arquiteto Ruy Ohtake, aos 83 anos

Pedro Bodê coordenou a Comissão da Verdade

Teve importante participação como coordenador da Comissão Estadual da Verdade do Paraná e membro do Fórum Paranaense da Verdade, Memória e Justiça. Atuou ainda, diretamente, junto à OAB/PR em temas vinculados ao enfrentamento de violência contra a mulher e da criança e adolescente.

Com forte contribuição acadêmica e compromisso com a democracia, Pedro Bodê é referência em estudos e atuação na área da segurança pública. Deixa um legado na área de Sociologia e Antropologia, principalmente nos temas sobre controle social, violência, sistema penitenciário, juventude e criminalização.

A comunidade da UFPR lamenta a morte do professor e presta os mais sinceros sentimentos aos familiares, colegas e amigos.

Velório: 10h às 16h

Capela da Reitoria UFPR

Rua XV de Novembro, 1299

(Acesso pela R. General Carneiro, 460)

Sepultamento: 17h

Cemitério Água Verde

Av. Água Verde, S/N – Água Verde, Curitiba – PR"