Mural com ícones e personagens do Reino Unido homenageia prefeito inglês de Curitiba

Redação

mural, curitiba, inglaterra, homenagem

Um mural de 25 metros, com ícones arquitetônicos e algumas personalidades da Inglaterra, conhecidas mundialmente, coloriu uma das mais tradicionais e badaladas ruas da capital paranaense: a avenida Batel. A pintura, feita pelo artista gráfico, cartunista e chargista Marco Jacobsen, está no muro do Hospital Santa Cruz, construído no terreno da antiga residência do ex-prefeito Percy Winthers, inglês que assumiu o cargo interinamente por 100 dias no ano de 1920.

A obra foi encomendada pelo Consulado da Inglaterra, como forma de prestar uma homenagem ao estrangeiro que esteve à frente da administração municipal de Curitiba. O artista reproduziu prédios e monumentos históricos, como o Big Ben, London Eye e o famoso edifício Gherkin, que hoje pertence ao banco brasileiro Safra.

Desenhada em primeiro plano, junto com prédios estilizados, uma calçada percorre o mural de ponta a ponta, abrigando personagens como James Bond, Sherlock Holmes, Shakespeare e outros ingleses ilustres. De uma forma divertida, figuras famosas dividem o espaço que reproduz a estética da arquitetura de Londres, às margens do Rio Tamisa.

Para o artista, a experiência de fazer a obra na presença de pedestres e motoristas, que puderam acompanhar a evolução do mural, foi gratificante. E a facilidade no reconhecimento de cada imagem reforçou um dos objetivos da obra: mostrar a enorme influência do Reino Unido na cultura brasileira.

“Cada personagem ou monumento que ganhava forma recebia comentários de pessoas que passavam em frente ao muro antes mesmo do desenho estar pronto. E foi muito legal ouvir os comentários e perceber como a arte traz alegria para os espaços da cidade. As diferentes gerações reconhecem sem dificuldade várias das figuras que estão na pintura, como a Amy (Winehouse), o Mick Jagger e a Mary Poppins em seu guarda-chuva voador, que voltou a ser sucesso no cinema em nova versão do clássico exibida recentemente nos cinemas”, conta Jacobsen.

A escolha dos personagens procurou valorizar diferentes áreas, como o futebol, cinema, música, política e teatro. “O Reino Unido sempre exerceu essa enorme influência por aqui. O futebol, o nosso esporte e paixão nacional, foi criação dos ingleses. No campo das artes cênicas, é raro a companhia de teatro que não tenha encenado alguma peça de Shakespeare. Os acordes dos Beatles e Rolling Stones influenciaram e ainda influenciam gerações de músicos brasileiros”, completa.

Para oficializar a entrega do mural, uma cerimônia será realizada na terça-feira dia 15 de dezembro, às 14h, com a presença do cônsul honorário no Paraná, o senhor Adam Patterson, o artista Marco Jacobsen, Maria Lucia Wiggers, a equipe de Marketing do Hospital Santa Cruz e Rodolpho Zannin Feijó, chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba. O muro fica na Avenida Batel, 1889.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="734445" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]