Terceiro mais antigo do Brasil, Museu Paranaense completa 145 anos neste mês com programação especial

Redação

Museu Paranaense completa 145 anos com programação especial

O Museu Paranaense completa 145 anos neste mês de setembro, sendo o terceiro museu mais antigo do país. Como forma de comemoração, uma programação especial acontece nos últimos dias do mês, com uma proposta de atualizar e valorizar o próprio acervo.

De 20 a 30 de setembro, o público é convidado a conhecer mais de perto a história do Museu Paranaense, seu acervo e pesquisadores históricos, em visitas mediadas à exposição ‘Ephemera/Perpétua’, mostra de longa duração inaugurada em 2019.

Interdisciplinar, ‘Ephemera/Perpétua’ estrutura-se por uma miríade de narrativas relacionadas à pesquisa científica, culturas, tempo e memória. Formada por um conjunto de mais de 180 objetos do acervo do Mupa e de outras coleções, a exposição permite que o brilhantismo de pesquisadores como Frederico Lange de Morretes, Günther Tessmann, Jesus Moure, Per Karl Dusén, Reinhard Maack, Vladimir Kozák e Wanda Hanke se destaque na mesma sintonia contemporânea da arte de Paulo Vivacqua, artista convidado que preparou uma obra especial e exclusiva para a exposição.

As visitas contarão com atividades especiais e serão realizadas com pequenos grupos. Será necessário agendamento prévio para a participação. Confira:

  • 25/09 – mediação com ação educativa, mesas e cadeiras no espaço coberto. Crianças de até 12 anos acompanhadas por adultos. Das 10h às 11h30.
  • 25/09 – mediação com jogos, faixa etária livre. Das 14h30 às 16h.
  • 28/09 – mediação com jogos, faixa etária livre. Das 10h às 11h30.
  • 30/09 – mediação com ação educativa, mesas e cadeiras no espaço coberto. Crianças de até 12 anos acompanhadas por adultos. Das 14h às 15h30.

A quantidade máxima de participantes é de 12 pessoas.

Durante 145 anos, o Museu Paranaense passou por transformações: de instituição privada para pública; formado por áreas como geologia, mineralogia, botânica e paleontologia, e sete mudanças de sede. Atualmente, são aproximados 800 mil itens que fazem parte do acervo.

O Museu Paranaense fica localizado na rua Kellers, 289 – São Francisco.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="791859" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]