Museu Paranaense promove curso de arqueologia histórica

AEN


O Museu Paranaense promove em 14 de agosto, das 14h às 18h, o curso ‘Arqueologia Histórica no Paraná: novas abordagens para revelar o passado’, com a pesquisadora responsável pelo Departamento de Arqueologia do museu, Claudia Inês Parellada. Para participar é necessário se inscrever até o dia 13 pelo link. O investimento é de R$ 50 e as vagas são limitadas.

O curso é destinado a pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o patrimônio arqueológico histórico do Paraná e a arqueologia musealizada. Serão apresentadas algumas pesquisas em sítios arqueológicos históricos, em áreas urbanas, rurais e unidades de conservação. O destaque são as novas tecnologias utilizadas na análise do acervo arqueológico do Museu Paranaense.

CONTEÚDO

Conceitos e métodos da arqueologia histórica, correntes teóricas, sítios arqueológicos históricos do Estado, políticas de preservação do patrimônio (legislação e gestão), tipologia dos vestígios arqueológicos, incorporação das coleções arqueológicas, inovações tecnológicas para acondicionamento e armazenagem de coleções arqueológicas, análises arqueométricas (macro e microscópicas; físicas e químicas) são alguns dos tópicos do conteúdo programático.

CLAUDIA PARELLADA 

É arqueóloga com doutorado na Universidade de São Paulo (USP), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e geóloga pela UFPR (1987). Atua no Museu Paranaense desde 1984 e é a pesquisadora responsável pelo Departamento de Arqueologia do museu desde 1990.

Cláudia executou e vem coordenando diferentes projetos de pesquisa arqueológica e etnográfica, especialmente no Paraná e no Mato Grosso, com publicações de alcance nacional e internacional. Ministra cursos de extensão em universidades brasileiras e em comunidades tradicionais; orienta e supervisiona alunos de graduação e pós-graduação; faz parte do corpo técnico de revisores de vários periódicos científicos.

PARTICIPAÇÃO 

Quem precisar de declaração de participação na atividade deve solicitar o documento pelo e-mail museupr@seec.pr.gov.br.

O curso é uma realização em parceria com a Sociedade de Amigos do Museu Paranaense.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="648933" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]