‘Notre Dame’ estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta (11)

Johann Gaissler

capa do filme Notre Dame

A comédia francesa ‘Notre Dame’ estreia nesta quinta-feira (11) nos cinemas brasileiros. O filme apresenta um ambiente parisiense e tem a direção de Valérie Donzelli e o elenco, além dela, conta com Pierre Deladonchamps e Thomas Scimeca.

ARQUITETA É RESPONSÁVEL PELA REFORMA DO PÁTIO DA CATEDRAL DE NOTRE-DAME  

A arquiteta Maud Crayon é selecionada pela prefeitura de Paris para a reforma do pátio da Catedral de Notre-Dame. A escolha acontece devido a um surreal mal-entendido, em que um projeto desenvolvido pela protagonista é levado por uma tempestade ao local em que estavam os outros selecionáveis. A cena levanta dúvidas a quem está assistindo por saber o real motivo que a ideia chegou lá.

Crayon foi casada com Martial, com quem teve dois filhos. O ex-marido é um personagem com poucas responsabilidades e não se importa muito com a opinião alheia, aparecendo nu algumas vezes dentro de casa diante de outras pessoas durante o filme. As atitudes dele são responsáveis por boa parte das risadas na comédia. Mesmo separados, ele frequenta a casa da ex-mulher, onde passam algumas noites juntos como amantes.

arquiteta Maud Crayon no filme Notre Dame
A arquiteta Maud Crayon desenvolvendo seu projeto em ‘Notre Dame’. (Foto: Reprodução)

O filme também mostra uma situação diferente da legislação francesa para a brasileira: Crayon descobre que está grávida de quatro meses de Martial e tenta realizar um aborto legal, mas é impedida pelo tempo de gestação. Na França, a interrupção da gravidez é permitida até 12 semanas em casos que a mulher não tenha condições socioeconômicas para ser mãe, o que não era a situação da arquiteta.

Ao mesmo tempo, ela reencontra um amor de juventude, o jornalista Bacchus Renard. Ambos se aproximam mais uma vez na vida, desta vez em um momento em que Maud Crayon tem a visibilidade por ser a responsável por uma grande obra de Paris.

PROJETO NÃO É ACEITO PELOS PARISIENSES

As obras têm início após o fechamento de um acordo milionário com Crayon e um colega de profissão dela, sob o aval de um rigoroso chefe deles. Quando isso acontece, a população em geral julga o projeto como obsceno, o que não era percebido até então durante a exibição do filme. Na sequência, a comunidade católica considera a atitude como má fé à igreja e organiza protestos contra a obra.

projeto para a reforma Notre Dame
Projeto de Maud Crayon que é escolhido para o novo pátio da Catedral de Notre-Dame. (Foto: Reprodução)

A comédia apresenta, ainda, várias músicas durante a passagem das cenas e isso pode envolver o público que acompanha o filme, que fica caracterizado com cenas sarcásticas e com romances e envolvimentos paralelos. Por isso, Crayon se vê dividida e confusa muitas vezes entre o folgado Martial e o conhecido jornalista Bacchus Renard.

Martial e Bacchus Rennard no filme Norte Dame
Martial e Bacchus Renard querem ter uma relação amorosa com a arquiteta. (Foto: Reprodução)

O filme também apresenta outras surrealidades como o voo de objetos e pessoas e agressões físicas normalizadas pela segurança pública. Além disso, o jornalista Bacchus Renard assume a função de um advogado, mesmo sem diploma.

A comédia é diferente das exibidas nas salas de cinema e nas mídias brasileiras e já pode ser vista no país, como uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o cinema francês.

Serviço: Exibição do fillme Notre Dame

Estreia: quinta-feira (11) em cinemas brasileiros

Gênero: comédia

Duração: 90 minutos

 

Johann Gaissler é estagiário de jornalismo e escreveu sob a supervisão da jornalista Martha Feldens

Previous ArticleNext Article