O mestre das facas, Peter Hammer, vem a Curitiba para curso especial na PFG Cutelaria

O mestre das facas, cuteleiro há 28 anos e professor há 25 anos, Peter Hammer vem a Curitiba para ministrar um curso esp..

Assessoria - 25 de outubro de 2018, 21:45

Foto: Fabiano Guma - Belpress Comunicação
Foto: Fabiano Guma - Belpress Comunicação

O mestre das facas, cuteleiro há 28 anos e professor há 25 anos, Peter Hammer vem a Curitiba para ministrar um curso especial na PFG Cutelaria (localizada dentro do espaço Grilo Gringo Custom House). O curso acontece nos dias 27 e 28 de outubro, sábado e domingo.

Hammer é o primeiro cuteleiro, no Brasil, a criar facas especiais para filmagens para o Cinema Brasileiro, e também a atender à Força Aérea Brasileira. Peter Hammer é também o primeiro cuteleiro, no Brasil, a ministrar aulas de Cutelaria.

No curso os alunos aprenderão sobre técnicas como San Mai (técnica de fazer lâminas usando aço de alta flexibilidade e de alta dureza como nas espadas japonesas). “Nós vamos utilizar barras de aço e nossa maior ferramenta será um martelo. Será uma aula para explicar, desmistificar e facilitar. É especial para quem quer aprender, experimentar e produzir facas utilizando essa técnica. Faremos também a demonstração da técnica de produção do San Mai e vamos demonstrar como fazer o Damasco* em diferentes técnicas”, explica Peter Hammer. *O aço damasco é a união de dois ou mais aços de características diferentes, unidos pelo método de caldeamento. Uma barra de damasco pode ter várias camadas, que podem variar de 50 a 600. A grande vantagem do damasco, além da beleza da lâmina, é a flexibilidade que ele proporciona, pois geralmente o cuteleiro que forja damasco mistura um aço de alto teor de carbono com um de médio a baixo teor de carbono. É de difícil obtenção, o que faz encarecer o produto, sendo consequentemente muito valorizado por colecionadores. Espadas japonesas poderiam ter mais de 1000 camadas. Para isso a lâmina era dobrada ao meio e esticada ao comprimento original diversas vezes e, a cada dobra, como o nome já diz, a quantidade de camadas dobrava.

O curso acontece nos dias 27 e 28 de outubro, na Grilo Gringo Custom House, sendo sábado (27) das 09 às 21h e domingo (28) das 12 às 21h. As inscrições podem ser feitas pelo telefone: (41) 3044-0474.