O que ouvir, ver e assistir no fim de semana em Curitiba

Os espaços culturais da Prefeitura de Curitiba tem neste final de semana atrações gratuitas que vão desde shows de acordeon até contações de história

12 de fevereiro de 2022, 06:30

Luiz Cequinel/FCC
Luiz Cequinel/FCC

Com uma programação variada, os espaços culturais da Prefeitura de Curitiba tem neste final de semana atrações gratuitas que vão desde shows de acordeon até contações de história e filmes no Teatro da Vila, na CIC. No Memorial Paranista vai ter uma conversa mediada sobre a vida e obra do escultor João Turin.

Sexta-feira, 11:
Mais uma edição de Histórias na Telinha abre a programação na sexta-feira (11/2). A atração consiste na exibição de vídeos para todas as idades, e acontece de segunda a sexta das 8h30 às 12h e depois das 13h às 17h30, na Casa da Leitura Dario Velloso.

Mais tarde, às 19h, terá a exibição de Pacarrete no Teatro da Vila (ingressos grátis na bilheteria do teatro 30 minutos antes da sessão). O filme conta a história de uma bailarina idosa, considerada louca, que vive na cidade de Russas, no interior do Ceará, e que quer fazer uma apresentação de dança em ocasião dos 200 anos da cidade.

Fechando a programação do dia, o grupo Acordeom Brasileiro Trio se apresenta no teatro do Memorial Paranista, o Cleon Jacques, às 20h (a entrada é gratuita com inscrição pelo portal Sympla). O grupo demonstra a diversidade no uso do acordeon na música brasileira, e como ele é incorporado em diversos ritmos, como xote, milonga, baião, valsa, frevo e chamamé.

Sábado, 12:
Na telona do Teatro da Vila será exibido Druk - Mais uma Rodada, estrelando Mads Mikkelsen. O longa, que foi vencedor do Oscar de melhor filme internacional no ano passado, conta a história de um grupo de professores de ensino médio que tentam testar uma hipótese peculiar: será que consumir uma certa quantidade de álcool por dia melhoraria suas vidas pessoais e profissionais?

Domingo, 13:
No dia 13 (domingo), haverá a mediação João Turin - A modernidade nos olhos do escultor, às 10h30 e 14h30 (a entrada é gratuita com inscrição pelo portal Sympla). 

O encontro consistirá de uma visita ao complexo cultural do Memorial Paranista, oferecendo ao público a possibilidade de conhecer o local por meio de uma conversa mediada com Felipe Valente Zem. O passeio incluirá uma visita à exposição e à biografia do escultor paranaense João Turin, ao Jardim das Esculturas, e ao Ateliê de Esculturas, além da exibição do documentário A Pietá de João Turin. 

A programação do final de semana se encerra às 20h, também no Memorial Paranista, com a última apresentação do Acordeon Brasileiro no Teatro Cleon Jacques.

Já no Memorial de Curitiba (aberto da terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13 às 18h), estarão as exposições Debret 1822 - Independência do Brasil e Curitiba -Tempo e Memória.