Oficina de iluminuras para as crianças estará disponível de modo virtual na quinta-feira (1)

Redação

oficina de iluminuras para crianças

A oficina ‘Iluminuras’, inspirada nas pinturas decorativas que ilustravam os manuscritos medievais, estará disponível de modo virtual a partir da próxima quinta-feira (1). A proposta convida as crianças a fazer uma iluminura com materiais caseiros.

Promovido pela Casa Museu Ema Klabin, o vídeo-oficina faz parte do programa Museu em Família e estará disponível no site e no canal do YouTube da casa museu. A oficina será ministrada pela artista gráfica e ilustradora Claudia Gil.

“Durante a oficina, as crianças vão aprender um pouco sobre como eram feitos os livros na Idade Média, já que naquela época não existiam impressoras. Também vão descobrir quais materiais eram usados na produção de um livro medieval, o que são  as iluminuras e por que são chamadas assim. Além disso, escolheremos uma letra para desenhá-la bem grande, como as capitulares dos manuscritos, e vamos fazer desenhos ao redor da letra inspirados em elementos naturais do jardim”, conta Claudia Gil.

A oficina dialoga com a exposição virtual ‘O Falsificador Espanhol’, em cartaz no site da Casa Museu Ema Klabin. Com curadoria de Paulo Costa, a mostra apresenta a fascinante história do falsificador consagrado, cuja identidade é desconhecida até hoje. Na exposição, duas páginas do famoso falsificador e iluminuras originais do séc. XV podem ser observadas.

‘Iluminuras’ tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S/A.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="772491" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]