Ônibus Museu vai levar arte e história para bairros de Curitiba

Redação


 

Curitiba vai ganhar nesta terça-feira  (7) o Ônibus Museu, um espaço cultural sobre rodas que vai levar arte, história e patrimônio para os bairros da cidade. Sempre de forma gratuita, o coletivo adaptado irá apresentar seu conteúdo em escolas da rede municipal e outros locais públicos. A estreia será no Centro de Educação Integral Anísio Teixeira, no Atuba, com atividades paras os alunos pela manhã e à tarde. O projeto é realizado pelo Solar do Rosário, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Impextraco, Roca, Blount, Greca Asfaltos, Fertipar e Instituto Joel Malucelli. Conta também com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.

O Ônibus Museu faz parte do projeto Ônibus da Cultura, que iniciou em junho do ano passado com o lançamento do Ônibus Palco, um veículo totalmente equipado para a realização de espetáculos – como shows musicais e peças teatrais. Nestes 10 meses de atividade, este palco sobre rodas realizou uma programação que foi assistida por mais de 13 mil pessoas, em mais de 32 bairros curitibanos. “Um dos nossos principais objetivos é democratizar a cultura, descentralizando as opções artísticas”, explica Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, centro cultural privado que realiza o projeto. “Com a inauguração do Ônibus Museu, isto ganha ainda mais força, pois quase todos os museus estão na região central ou próximos dela”.

Museu interativo

O Ônibus Museu transformou um antigo veículo do transporte coletivo numa unidade cultural moderna e interativa. Nele, o visitante é convidado não a apenas ver ou apreciar, mas a participar. O espaço conta com 14 estações, equipadas com painéis, projetores, óculos de realidade virtual, telas sensíveis ao toque, jogos de montar e tablets, entre outros equipamentos que permitem uma experiência de interação.

Obras de arte reais e reproduções também fazem parte do acervo deste museu móvel. Artefatos indígenas e obras de artistas curitibanos como Poty, além de fotografias e mapas antigos, decoram algumas de suas paredes. No espaço externo, duas caixas de areia fixadas à carroceria reproduzem canteiros de escavações paleontológicas e arqueológicas. Pincéis e lupas estão disponíveis para que o visitante faça sua própria escavação, desenterrando réplicas de fósseis e artefatos criados pelos primeiros humanos a povoar a região. “Buscamos com isso mostrar que o museu também pode ser um lugar divertido”, acrescenta Lucia.

O conteúdo do Ônibus Museu aborda três temas: história, paisagem urbana de Curitiba e museologia. Interligando tudo isso, revela desde a pré-história na região da capital paranaense até a formação da metrópole moderna, com suas paisagens, mistura de etnias e interferências artísticas. Temas como a compreensão do que é um museu e como aproveitar melhor a experiência de visitá-lo também são destacados, como completa Lucia.

“Teremos várias atividades que estimulem os visitantes, principalmente as crianças, a visitarem outros museus. Entre elas, entregamos um impresso que destaca os dias com acesso gratuito ao MON, Museu Paranaense e MuMA”, explica. “Toda a visitação é acompanhada por monitores. Eles têm como missão apresentar as informações e obras e também motivar a participação. A exposição ressalta que a cidade está em frequente transformação e a construção de sua identidade é feita por todos seus habitantes”.

Inicialmente o Ônibus Museu vai percorrer as escolas da rede municipal. Posteriormente, também fará paradas em locais como praças, Ruas da Cidadania e outros espaços públicos. Seu conteúdo é destinado principalmente às crianças que estejam no ensino fundamental, mas também pode ser apreciado por adultos.

Sobre o Solar do Rosário – O projeto Ônibus da Cultura, que engloba tanto o Ônibus Palco como o Ônibus Museu, foi idealizado e é mantido pelo Solar do Rosário. Especializado em arte e cultura, o Solar é uma empresa privada que realiza cursos, exposições, livros, festivais e outros eventos artísticos. Fundando há 26 anos, tem sede no centro histórico de Curitiba. É dirigido atualmente pela produtora e jornalista Lucia Casillo Malucelli.

 

Previous ArticleNext Article