Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta concerto virtual com obra de Stravinsky

Redação

concerto online OSO Stravinski

Está disponível nas redes sociais da Orquestra Sinfônica do Paraná o concerto virtual com a obra A História do Soldado, de Igor Stravinsky. A apresentação, gravada sem público no Teatro Guaíra, em Curitiba, conta com as participações do ator curitibano Rodrigo Ferrarini e da bailarina Karin Chaves. O concerto fica no ar apenas até o dia 05 de fevereiro. A realização teve  apoio do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná.

A obra original foi criada pelo compositor russo em 1918, após a devastação da Primeira Guerra Mundial. O objetivo era proporcionar um pouco de alegria aos europeus, que estavam vivendo um momento com muitos problemas de saúde pública. A peça reflete o período de também muita dificuldade econômica. Nesse contexto, o concerto, tanto no passado como agora nessa montagem, tem a orquestra reduzida a sete músicos, distanciados no palco, além do maestro Stefan Geiger. Apresentada na íntegra pela OSP nesse projeto, A História do Soldado tem texto original de Charles-Ferdinand Ramuz, e no concerto virtual teve a adaptação e tradução de Francisco Bley e Ana Rosa Tezza.

A coreografia foi desenvolvida pela bailarina Karin Chaves, especialmente para o projeto e Rodrigo Ferrarini interpreta os três personagens da peça. Participam os músicos Ricardo Molter (violino – spalla), Augusto Andrade (contrabaixo), Jairo Wilkens da Costa Sousa (Clarineta/Requinta – principal), Alex Sanchez da Silva (Fagote), André de Souza Pinto (Trompete), Wellington Carlos Santos Miranda (Trombone), Leonardo Gorosito Tímpano/Percussão

Seguindo todas as recomendações especiais de distanciamento social para orquestras, o projeto faz parte da série OSP ONLINE – MÚSICA PARA TOD@S, com vídeos de apresentações, sem público, que acontecem desde o mês de março, fazendo com que a Orquestra Sinfônica do Paraná se mantenha produzindo e, mais do que isso, que possa transmitir uma mensagem de solidariedade ao público em meio à pandemia.

Onde assistir ao concerto:

http://www.facebook.com/OrquestraSinfonicaDoParana

http://www.instagram.com/OrquestraSinfonicaDoParana

http://www.youtube.com/OrquestraSinfonicaDoParana ou

Leia também: Bacurau é indicado ao Spirit Awards, o Oscar do cinema independente

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="741782" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]