Picasso chega à coleção do Museu do Prado com “Buste de femme 43”

Redação

Picasso na coleção do Prado

O Conselho de Curadores do Museu do Prado aceitou nesta segunda-feira (28) o depósito em sua coleção permanente, por cinco anos, do retrato “Buste de Femme 43”, que Pablo Picasso pintou em 1943. Trata-se de verdadeiro marco, porque é a primeira vez que uma obra do artista passa a fazer parte da coleção desde que o célebre quadro Guernica se mudou de lá para o Museu Reina Sofia, em 1992. As informações foram veiculadas pela agência argentina Télam.

“Buste de femme 43”, obra avaliada em cerca de 8,5 milhões de dólares, será exibida nas salas de obras de El Greco, “uma das referências mais óbvias na pintura de Picasso”, disseram os conselheiros do Prado em um comunicado.

A família Arango Montull, por meio da Aramont Art Collection, doou a obra aos American Friends of the Prado Museum. Segundo o presidente do Conselho e ex-ministro da Cultura, Javier Solana, “a decisão dos American Friends é, sem dúvida, uma boa notícia para todos os espanhóis”.

Picasso, um dos grandes gênios espanhóis

“Uma pintura de um dos nossos grandes gênios nacionais, até agora nas mãos de uma coleção privada americana, torna-se acessível ao público graças à generosidade da família Arango Montull e dos American Friends. E isso faz felizes todos nós que amamos a obra, os museus e a cultura de Picasso”, disse Solana.

A obra é, segundo nota divulgada pelo Prado, “uma amostra da resposta de Picasso à violência da Segunda Guerra Mundial” e explica que “em muitas das imagens femininas pintadas naquele período o artista deformava as feições das figuras da época. Neste, pintado em um único dia, ele fez com traços rápidos e muito certeiros ”.

Picasso foi diretor do Prado entre 1936 e 1939, nomeado pelo Presidente da República Manuel Azaña. Nunca tomou posse, mas sempre quis que algumas das suas obras fossem vistas no museu de Madri. Até agora, isso só tinha sido conseguido em exposições temporárias, mas nunca na coleção permanente.

Leia também: Oficina de iluminuras para as crianças estará disponível de modo virtual na quinta-feira (1)

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="772664" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]