Programa de inclusão artística de crianças e adolescentes terá formato remoto e híbrido

Redação

programa Guritiba atua na inclusão artística

O programa Guritiba é um projeto cultural e social que tem como principal foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes e suas famílias. Neste ano de 2021, por causa da pandemia da Covid-19, a ação vai acontecer de maneira remota e híbrida.

Além de formar plateia, com apresentações de espetáculos teatrais e musicais de forma on-line, o programa também oferecerá oficinas em arte educação para alunos, bem como formação extracurricular para educadores.

Com uma programação extensa de atividades, a atual edição do projeto vai durar oito meses. O primeiro espetáculo teatral será disponibilizado neste mês de junho será o “Fuzuê do Pererê”, do Grupo Tupi Pererê, que é um recorte para todas as idades com jogos cantados e contos da cultura popular brasileira. Com aprofundamento pedagógico, os integrantes exercem dupla função, como artistas e, também, como educadores.

Na oficina de arte educação, acontece uma dinâmica com o educador Guga Cidral, conhecido por pesquisas de arte e infância. Como educador em arte, coordena os trabalhos de educação infantil em diversas escolas de Curitiba, bem como foi indicado ao prêmio Jabuti pela coleção “Além das Notas”, escrita em parceria com a Ms. Ana Paula Peters. As atividades estarão disponíveis por meio do site programaguritiba.com.br.

Entre as atividades de formação extracurricular para educadores, haverá o workshop Palhaçaria em movimento para Educadores”, que visa estimular a arte do palhaço por meios pedagógicos, auxiliando no trabalho dos professores e alunos durante a pandemia nas aulas remotas, quebrando monotonias e trazendo maior atenção à aula, bem como fortalecendo o desenvolvimento de competências da comunicação entre alunos, professores e pais, de forma criativa e lúdica.

O programa Guritiba disponibilizará a apresentação para grupos sociais que frequentam unidades de acolhimento e as crianças que voltaram às aulas, dando suporte de projeção e de equipamentos para a instituição participante. As escolas e instituições educacionais e sociais que queiram as atividades desenvolvidas pelo programa, devem se cadastrar no site do projeto programaguritiba.com.br.

O Programa Guritiba é uma realização do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura, apresentado pela New Holland Agriculture, Caterpillar e Banco CNH, com patrocínio da Fibracem e Novozymes, em parceria com o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Laquila, Berneck e Schattdecor.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="770027" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]