Projeto cultural gratuito e online incentiva o gosto pela literatura

Redação


Estimular o gosto pela literatura e a escrita, aproximar diferentes escritores e agentes culturais da população e facilitar o acesso ao conhecimento. Esses são alguns objetivos do projeto Leituras Urbanas: Literatura nas Ruas da Cidadania.

Idealizado para acontecer de maneira presencial nas dez administrações regionais de Curitiba e envolver os 75 bairros da cidade, o formato original sofreu alterações em virtude da pandemia, mas a extensa programação – que vai de 17 de novembro até 27 de abril do próximo ano – está mantida.

O Leituras Urbanas também exibirá um vídeo inédito por mês e vai premiar os três melhores textos das oficinas com kit de livros e publicações num caderno especial – com tiragem de 2 mil exemplares e distribuição gratuita – que servirá como porta de entrada para quem deseja seguir a carreira de escritor.

Antes da pandemia, a previsão era alcançar um público de 12 mil participantes. Com a modificação para o formato online, o alcance será maior, além dos limites do município de Curitiba e se estendo a todos os interessados do Brasil.

PROJETO CULTURAL TERÁ LONGA PROGRAMAÇÃO

A primeira atração do projeto será o Ciclo de Leituras Marcelino Freire, que trará aos leitores os contos do autor pertencentes aos livros “Angu de Sangue” e “Contos Negreiros”.

Essas obras abordam questões contemporâneas da sociedade brasileira e levantam discussões em torno das desigualdades sociais, racismo, diversidade de gênero, entre outros temas relevantes à humanidade.

A mediação do Ciclo de Leituras Marcelino Freire será feita pela artista visual, cenógrafa, figurinista, aderecista e professora Manu Assini. Os encontros acontecem às 15h dos dias 17, 19, 24, 26 de novembro e 1º de dezembro.

A produção do evento é de Lilyan de Souza e outros mediadores – como Carla Viccini e Mana Lucena – completam os trabalhos.

Para participar, basta ver a programação completa no site www.urbanasleituras.wixsite.com/leiturasurbanas escolher a atividade preferida, fazer a inscrição gratuita e aproveitar.

O projeto Leituras Urbanas: Literatura nas Ruas da Cidadania foi viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Curitiba com auxílio da UNINTER e Instituto Joanir Zonta.

 

Previous ArticleNext Article