Projeto que exibe documentários sobre coretos no Paraná estreia na terça (28)

Redação

projeto de coreto em coreto estreia no Paraná

Nesta terça-feira (28), estreia o projeto chamado ‘De coreto em coreto’, que reúne seis minidocumentários e um videoarte, que têm o objetivo de mostrar coretos do Paraná. Em lives diferentes, além da exibição do videoarte, será apresentado um filme sobre os coretos de cada cidade contemplada pelo projeto e sobre os encontros com as comunidades.

O projeto parte do desejo de habitar seis coretos do interior do Paraná e busca, a partir de escutar suas histórias, ressignificar esses espaços gerando relações e laços de convívio por meio de atos poéticos.

Coretos das seguintes cidades paranaenses participam do projeto:

  • Campina Grande do Sul, na praça Bento Munhoz da Rocha Neto
  • Astorga, na praça Ermelindo Lopes Barroso
  • Porecatu, na praça Padre Calógero Gaziano
  • Ribeirão Claro, na praça Rui Barbosa
  • Antonina, na praça Coronel Macedo
  • Morretes, no Largo Lamenha Lins

O projeto reúne as artes de dança, música, desenho e poesia, e criado por artistas: Diviane Helena, Erika Mityko, João Paulo de Carvalho, Lívea Castro, Machison Abreu e Sandra Kuniwake. O grupo trabalha desde 2020, ancorado em investigações artísticas em torno de seis coretos do interior do Paraná.

Os artistas imergiram na investigação da construção de linguagem artística por meio de experiências com arquiteturas, texturas e espaços (concretos e imaginários) dos coretos.

Além do videoarte e dos minidocumentários, o projeto ofereceu 36 oficinas gratuitas para a comunidade das cidades contempladas pelo projeto. As transmissões serão realizadas pelo YouTube, no canal ‘De coreto em coreto’.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="792915" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]