Psicólogas lançam livro “Mindfulness para Crianças”

Pedro Ribeiro


 

Aprenda como levar a prática do Mindfulness para crianças, uma ajuda para os pais. Lançamento dia 11 de fevereiro na Racionalrh, em Curitiba

 

Embora ainda pouco difundido no Brasil, o Mindfulness – atenção plena – começa a ganhar destaque através de cursos, palestras e obras literárias, como a que será lançada dia 11 de fevereiro, em Curitiba, dedicada às crianças. O Mindfulness ensina a nos levar a um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta entre corpo e mente. Sua prática é pela meditação, nos conta a psicóloga Ana Carolina Rizzi, co-autora do livro “Mindfulness para Crianças – Um guia para pais, psicoterapeutas e educadores”.

Desenvolvido originalmente por tradições budistas, a técnica Mindfulness foi descoberta pela ciência por John Kabat Zinn em 1979, e seus benefícios comprovados pela Neurociência. Desde então vem sendo difundida pelo mundo, especialmente após sua associação à Psicologia, por proporcionar diversos benefícios à vida de quem a pratica, explica Ana Carolina

O termo em inglês Mindfulness é traduzido para o português como Atenção Plena, ou consciência do agora, é uma técnica que integra mente e corpo, e que proporciona uma mudança do modo de ser do indivíduo, ensina a vivenciar a experiência no momento presente com maior consciência e plenitude, por meio do desenvolvimento da atenção e consciência, do não julgamento e da gratidão.

Ana Carolina orienta, informando que a prática de Mindfulness envolve meditação, em que o indivíduo aprende a observar o seu corpo, suas sensações físicas, sua respiração e também aquilo que se passa dentro da sua mente, o fluxo dos seus pensamentos, mantendo como foco uma dessas “âncoras”, assim chamadas por auxiliar a manter a consciência ao momento presente.

Além da meditação propriamente dita, a prática também envolve exercícios cognitivos de atenção, que treinam observação e percepção; alimentação consciente (Mindful Eating), compaixão e as práticas informais, que consistem em realizar qualquer tarefa cotidiana com atenção aquele momento.

A prática regular da técnica possibilita com que o individuo acesse um estado de atenção total em relação ao exterior e interior, tomando consciência dos seus pensamentos, sensações físicas, emoções e daquilo que faz no dia a dia.

A regularidade é importante para que se possa desfrutar dos seus benefícios  cientificamente comprovados, como: desenvolvimento da atenção e concentração, diminuição do comportamento de reatividade, desenvolvimento de regulação emocional (capacidade de lidar melhor com as próprias emoções).

Além disso, diz Ana Carolina, a técnica é um dos pilares que sustenta o tratamento de sintomas depressivos, preconizando a diminuição da ansiedade e estresse, e melhora de outras doenças físicas e psíquicas.

Segundo a co-autora do livro, o trabalho de Mindfulness com crianças ainda é pouco difundido no Brasil. No entanto, é bastante reconhecido nos Estados Unidos e Europa. A sua utilização promove excelentes resultados à capacidade de concentração, atenção e desempenho cognitivo, diminuição da ansiedade, melhores respostas à depressão, promoção da aceitação pessoal, interação social das crianças, e desenvolvimento de habilidades socioemocionais e compaixão para consigo mesma e com os outros.

Com crianças, a técnica funciona de forma diferente, por meio de brincadeiras, dinâmicas e diversões que trabalham atenção às sensações físicas, aos cinco sentidos, exercícios de respiração, caminhar e comer com atenção, pontua Ana.

 

Serviço

Livro  – Mindfulness para Crianças

Lançamento dia 11 de fevereiro de 2019

Local: Avenida Cândido de Abreu, 526 – cj 811 Torre B – Centro Cívico

Autoras da obra: Ana Carolina Rizzi, Ariane da Costa e Sheila Drumond

Contato: contato@racionalrh.com.br

Fones: (41) 3352-2623 e 99509-2875

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="589371" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]