Publicação com registros de comunidades quilombolas no Paraná é lançada neste domingo (21)

Redação

comunidades quilombolas Paraná

O ator Marcel Malê Szymanski lança neste domingo (21), às 16 horas, uma publicação impressa com registros de comunidades quilombolas do Paraná. A vivência aconteceu após ele percorrer, em 2019, seis remanescentes para a performance ‘Escrevedor de Histórias’. O lançamento faz parte do Festival Literário Afro-paranaense.

Foram abordadas seis comunidades remanescentes quilombolas do Paraná: Adelaide Maria Trindade Batista (Palmas), Água Morna (Curiúva), Batuva (Guaraqueçaba), Feixo (Lapa), João Surá (Adrianópolis) e São Roque (Ivaí).

A jornada pelas comunidades foi realizada nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2019, por dois dias em cada uma delas. “Busquei com este projeto uma aproximação com a minha ancestralidade e identifico que o pertencimento é um aspecto marcante da identidade quilombola, que ultrapassa laços sanguíneos e de parentesco e cria vínculos pautados em valores, costumes e lutas”, conta Marcel. “Ao escrever as histórias que ouvi reescrevo a minha própria história, ainda cheia de lacunas não preenchidas, mas que agora carregam uma memória coletiva”, comenta.

O lançamento será on-line e gratuito, com transmissão pelo canal no YouTube do Festival Literário Afro-paranaense.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="804178" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]