Relespública lança EP com singles “perdidos” e novo clipe

Redação

novo EP da banda Relespública

No início do último final de semana, a banda Relespública lançou o EP ‘Sem ninguém ao lado’ e o clipe de ‘Mods are back again’, primeiro single do novo trabalho.

‘Sem ninguém ao lado’ é a volta do trio ao estúdio depois de quase 13 anos sem gravar. Também é o reencontro com o produtor Marcelo Crivano, com quem a banda criou o álbum “As histórias são iguais” (2003) e o especial MTV Apresenta (2006).

“13 anos é tempo demais para uma banda como a nossa, mas a vida dá umas rasteiras e a gente foi protelando. Quando o Crivano reapareceu querendo levar banda pro estúdio, juntou a fome e a vontade de comer”, disse Fabio Elias, guitarrista e compositor da Reles.

Para produzir o EP, a Relespública precisou revirar o próprio baú. As cinco faixas de ‘Sem ninguém ao lado’ estão no repertório de shows da banda há décadas, mas nunca tinham sido gravadas. Nelas, estão a essência do som e da estética da banda formada em Curitiba em 1989: rock de garagem, a fúria adolescente inconformista e a elegância mod.

Para Fabio, o novo trabalho é um retrato “atual e antigo” da banda ao mesmo tempo. “Depois de anos de estrada e tudo o que aconteceu, a gente se perdeu um pouco de nós mesmos. Precisávamos nos reencontrar como banda e buscar novamente a voz da Reles”, disse.

Segundo o produtor Crivano, o EP nasceu da necessidade de revisitar a primeira fase da carreira da Reles. “A ideia era gravar ao vivo um conjunto de doze canções muito importantes para nós da primeira fase da banda (entre 1989-1995), mas que nunca tiveram um registro à altura. Avaliamos o material e cinco faixas se destacaram, cada uma por uma razão específica”, disse.

O nome do EP é retirado da letra da faixa ‘Grito de socorro’ que fecha o trabalho. A tracklist final é composta por dez faixas, pois as cinco músicas também serão publicadas em versões instrumentais.

Crivano conta que a sessão em estúdio para a pré-produção das faixas iniciais aconteceu no dia 10 de março de 2020. Um dia depois, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia da Covid-19. Com as restrições impostas, o processo demorou quase um ano. Para Fábio, o resultado é a melhor versão da banda desde 2003.

“A energia motriz da Reles se repetiu. O Moon continua gravando sua parte numa sentada e o Ricardo continua criando muito na hora certa. Eu parei de fumar, beber e fazer merda. Emagreci muitos quilos e minha saúde, voz e espírito estão melhores do que nunca. A Reles está acontecendo de novo. Os Mods estão de volta”.

Fábio Elias conta que escreveu a canção em 1995, logo após o acidente de carro que matou o primeiro vocalista da banda, Daniel Fagundes. “Essa música reflete aquele tempo, quando eu caí na rua e na vida. Eu que sempre imaginei um futuro para a banda, de repente, vi que meu sonho tinha sido arrancado”, disse.

O clipe de ‘Mods are back again’ foi dirigido por Raul Machado, nome central da produção audiovisual musical no Brasil e no mundo nas últimas três décadas.

Diretor de quase todos os clipes da Relespública, Raul assinou também os clipes mais importantes de Chico Science & Nação Zumbi, Planet Hemp, Sepultura entre outras bandas e artistas e idealizou o projeto The Quarantine Experience que lança clipes com encontros de artistas à distância durante a pandemia.

No segundo semestre de 2021, a Relespública tem um calendário de lançamentos cheio. Até outubro, a banda vai lançar um single por mês.

O disco em vinil de ‘Sem ninguém ao lado’ com capa do artista gráfico Alexandre Corrêa e um novo clipe também dirigido por Raul Machado também estão na programação do semestre.

Todas as semanas, a Relespública vai publicar no formato E-Folhetim a biografia da banda. E até o fim do ano, todo o catálogo da banda será distribuído nas plataformas digitais.

O clipe está disponível nas redes sociais e nas plataformas digitais da banda.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="770033" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]