Renomada escola de moda italiana inaugura nova sede em SC

Angélica Fenley Belich


A filial brasileira de uma das mais renomadas escolas de moda da Itália inaugura nesta terça-feira (10), sua nova sede na cidade de Brusque (SC).

Para celebrar a data, o Istituto di Moda Burgo Brasil prepara um evento de luxo. “Nossa expectativa é que a sede possa traduzir justamente alguns dos principais conceitos com os quais trabalhamos na moda, como o luxo e a sofisticação”, justifica a diretora geral da escola, a estilista Daniela Colzani.

As novas instalações ocuparão uma área física interna de mais de 300 metros quadrados no centro da cidade. A sede contará com diferentes espaços pedagógicos e de treinamento prático, como o laboratório digital, sala de aulas teóricas, sala de criação, sala de modelagem e sala de reuniões. A mudança de instalações marca a consolidação da franquia italiana num dos principais polos têxteis do País. Com mais de meio século de tradição, o IMB, com sede em Milão, inaugurou sua primeira escola na América do Sul em novembro de 2015.

Como ítalo-brasileira e ex-aluna do Istituto, sempre imaginei a possibilidade de trazer para o Brasil uma escola tão tradicional e reconhecida por sua excelência no ensino de moda”, conta a diretora. A estilista morou sete anos em Milão, onde se especializou no próprio IMB e onde também viria a trabalhar como consultora.

 

ATRAÇÃO INTERNACIONAL

Um das atrações do coquetel de inauguração é a presença do estilista Biagio Belsito, diretor de arte do Istituto di Moda Burgo em Milão e Professor de Moulage, Chapelaria e Bordados em Haute Couture nessa escola. Com passagens por algumas das principais maisons da Europa – Valentino e Dolce&Gabbana – o estilista fará uma demonstração de seu talento, utilizando a técnica de moulage ao criar uma peça durante a cerimônia de inauguração. Para isso, também já está confirmada a presença da Miss Santa Catarina, Débora Silva, que servirá de modelo para a criação do estilista italiano.

Nos dois dias seguintes, Biagio ministra uma oficina sobre a mesma técnica. As matrículas para o Workshop Moulage Italiana estão abertas e podem ser feitas pelo email contato@istitutoburgobrasil.com.br ou pelo telefone: (47) 3717-0371.

 

O IMB Brasil

Com sede em Milão, Itália, o Istituto di Moda Burgo – IMB é uma das mais tradicionais e conceituadas escolas de moda da Europa, com mais de 50 anos de história. Seu fundador, Fernando Burgo, trabalhou intensamente a fim de criar um conteúdo metodológico, atendendo ao intenso desenvolvimento do setor. Liderando uma equipe de renomados profissionais, Burgo foi responsável pela concepção de suportes didáticos exclusivos e avançados, com base em extensa pesquisa, assegurando o ingresso de várias gerações de designers no sistema produtivo com diferenciada qualidade.

Ampliando sua presença global, o Istituto inaugurou a primeira filial Brasil com a coordenação da premiada estilista Daniela Colzani. A cidade de Brusque, maior polo do vestuário de Santa Catarina e um dos maiores do País, foi escolhida como sede da mais nova filial do Istituto, que já tem presença em mais de 20 países, com franquias ou instituições parceiras.

 

Biagio Belsito

O estilista Biagio Belsito é diretor de arte do Istituto di Moda Burgo em Milão e professor de moulage, chapelaria e bordados em haute couture nessa escola. Com formação e especialização no Istituto Statale d’Arte e na Altieri Academy na área de design de moda, tem mestrado na prestigiada Domus Academy, um das primeiras escolas de pós-graduação em design na Itália.

Com mais de vinte anos de experiência, Biagio sempre esteve envolvido no segmento de haute couture. Já em 2001, em Roma, depois de breve passagem pela maison Angelo Vitti, foi contratado pela Valentino, uma das maisons mais cultuadas e influentes do mundo. A experiência definiria fortemente sua trajetória profissional no segmento de alta costura, especialmente na produção de luxo.

Já em Milão, foi escalado para supervisionar a Coleção S/S de 2004 da estilista Patty Shelabarger. O talento do jovem estilista foi logo reconhecido pelo Teatro dell’Opera di Roma, um dos mais importantes teatros de ópera do mundo, fundado em 1880. Com amplo conhecimento em história da arte, design e alfaiataria, trabalhou na produção de trajes cênicos entre 2005 e 2009, ampliando seu repertório de produções.

De volta à Milão, integrou a equipe de alfaiataria da Moda Ferrari, uma rápida escala antes de assumir como estilista sênior de outra grande maison italiana, a Dolce & Gabbana. Por três anos, trabalhou ali no segmento haute couture de moda feminina.

Sua experiência nessa área o levaria em 2013 para um dos ateliers mais renomados em vestidos de casamento de luxo, a Magnani Sposa. Em busca de novos desafios, foi para Londres no ano seguinte, onde trabalhou no Studio Design London.

Seu ingresso no Istituto di Moda Burgo, uma das mais procuradas escolas de moda na Itália, acontece em setembro de 2016, onde é hoje um dos nomes mais proeminentes do corpo docente da escola milanesa.

 

Serviço:

Data: 10/4

Horário: 19h30min

Inauguração da nossa sede o IMB

Rua Moritz Germano Hoffmann, 170/ Anexo ao Archer Boulevard

Centro | Brusque/SC |

FONES (47) 3717-0371 
              (47) 9721-8080 

E-mail: contato@istitutoburgobrasil.com.br

https://www.instagram.com/istitutoburgobrasil/

https://www.facebook.com/istitutoburgobrasil/timeline

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="516391" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]