Sapecada de pinhão é retomada na Vinícola Araucária

O evento inclui visita guiada e degustação de vinhos finos, passeios em bosques de pinheiros e almoço com receitas à base de pinhão.

Redação - 04 de julho de 2022, 10:16

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A sapecada de pinhão, uma herança dos tropeiros na região Sul do Brasil, será revivida na Vinícola Araucária, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, neste sábado (9).

A sapecada é uma maneira fácil e simples de preparar o pinhão. Com galhos e ramos secos do pinheiro Araucária, chamados de grimpas, é feita uma fogueira e os pinhões são colocados do meio. As grimpas vão “estourando” e assando na hora a semente do pinheiro.

O evento, que está sendo retomado depois de dois anos, inclui visita guiada ao mundo dos vinhos finos (espumantes, tintos e brancos), degustação, passeios em bosques de pinheiros, almoço com receitas à base de pinhão, e espaços para crianças.

O almoço, no restaurante Gralha Azul, anexo à Vinícola, será servido na forma de buffet, com pinhão no entrevero, pão e geleia de pinhão, frango com pinhão, caponata, creme de pinhão com carne seca, risoto, estrogonofe, feijoada de pinhão, arroz doce de pinhão, canjica com pinhão e outros, num total de 15 pratos.   

Os horários disponíveis para a visita são: 10 horas, 11h30, 14 horas e 15h30. E haverá duas sapecadas: uma pela manhã, e outra à tarde.

O valor é de R$ 190 por pessoa, e inclui visita guiada com degustação, itens para a sapecada e um almoço com buffet único.

A participação no evento é confirmada mediante reserva, pelo WhatsApp (41) 9640-0606 ou pelo email contato@vinicolaaraucaria.com.br.