Semana Literária Sesc Paraná chega à 40ª edição

Redação

Semana Literária Sesc Paraná literatura

Entre os dias 28 de setembro e 1° de outubro, acontece a 40ª edição da Semana Literária Sesc Paraná. O tema, desta vez, é: ‘Literatura: porque outro mundo é possível’. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Sesc Paraná no YouTube.

O evento deste ano trará grandes nomes da literatura nacional e autores de best-sellers, além de uma atração internacional. Participarão do evento os autores Martha Medeiros, Itamar Vieira Jr., Luiz Oliveira, Sidarta Ribeiro, Marta López Vilar, Rita Kohl, dentre outros.

Com realização simultânea em 24 municípios paranaenses, a programação será composta por diversas ações, debates e mesas redondas relacionadas ao tema central, com reflexões literárias e também com o destaque fundamental importância da literatura para manter uma saúde mental saudável, especialmente nos tempos atuais de enfrentamento coletivo a pandemia.

“Observa-se o desejo de ressignificar a importância da literatura em nossas vidas e ressaltar, a cada dia, seu papel curativo nas angústias, pesadelos e inquietações provocadas pela atualidade. O evento abordará o sentimento de afeto que a literatura promove, bem como a empatia do escritor que, ao escrever, se coloca no lugar do leitor e sabe quais palavras serão bálsamo no momento da leitura”, destacam os curadores do evento.

Uma das escritoras mais lidas do país, sucesso editorial com mais de um milhão de livros vendidos, Martha Medeiros participa da noite de abertura do evento, dia 28, a partir das 19 horas, em um talk-show com o jornalista e escritor Luis Henrique Pellanda.

Na quarta-feira (29), às 16 horas, a tradutora Rita Kohl e a doutoranda em assuntos literários, Emanuela Siqueira, debatem o tema “Literatura, tradução e afeto” e, às 19 horas, os cientistas e escritores Sidarta Ribeiro e Luiz Alberto Oliveira participam de uma mesa-redonda e discutem o papel central da literatura frente às incertezas da atualidade.

Na quinta-feira (30), às 15 horas, o público poderá conferir a palestra com a poetisa espanhola Marta López Vilar e a escritora e professora de Literaturas Hispânicas, Isabel Jasinski. Logo após, às 16 horas, o jornalista e professor universitário Marcos Brogna, a convite do Senac PR, aborda a temática ‘Viva e Entenda a Diferença’, enfatizando noções fundamentais como liberdade, ética e empatia. À noite, às 19h, o autor baiano Itamar Vieira Júnior e o poeta, tradutor e professor Guilherme Gontijo Flores falam sobre Literatura e Afeto.

A programação completa é acessada em sescpr.com.br/semanaliteraria/.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="791881" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]