Shinobi Spirit completa 10 anos e torna Curitiba a capital geek do Brasil

Redação


No último final de semana, Curitiba recebeu a 24ª edição do Shinobi Spirit, evento geek referência da capital paranaense, que completou 10 anos de história e reuniu um público de cerca de 23 mil pessoas, vindo das mais variadas partes do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

Desde sua primeira edição, em 2009, mais de 1 milhão de pessoas já foram impactadas pelo evento e, agora em 2019, o Shinobi Spirit foi o responsável por tornar a cidade na Capital Geek do Brasil, reunindo as mais variadas vertentes do universo pop, como séries, cinema, animes, animação, música, RPG, board games, e-sports, k-pop, entre outros.

“É incrível ver a recepção do público com o Shinobi Spirit. Nós apostamos em um formato imersivo, feito de fã para fã, em que todos são muito bem-vindos para ser quem sempre quiseram ser, apostando na liberdade sem julgamentos e preocupações. Um momento especial para ser vivido”, comenta Rogério Ramos, idealizador do evento, e ressalta que o Shinobi Spirit se tornou um verdadeiro Festival da cultura geek.

O Prefeito Rafael Greca foi conferir a última edição pessoalmente, marcando presença na sexta-feira (18), e oficializando a importância da capital paranaense da cultura pop do Estado e do País. Na data, o evento recebeu o Prêmio Cubo de Ouro, única premiação do Brasil voltada ao universo pop, que contou com a apresentação dos cientistas Tibio e Perônio (Flávio de Souza e Henrique Stroeter) , da clássica série “Castelo Rá-Tim-Bum” – (Confira os ganhadores do prêmio).

Entre alguns dos destaques da 24ª edição do Shinobi Spirit, está a presença dor ator canadense Lochlyn Munro, que faz parte do elenco da série “Riverdale”, exibida pela Warner Channel, e que também já atuou em outros clássicos da comédia, como “As Branquelas”, “Todo Mundo em Pânico”, e no terror trash “Freddy Vs. Jason”, entre outros.

O ator, que visitou a cidade pela primeira vez, comentou sobre a recepção do público brasileiro e o carinho dos fãs. “Os fãs brasileiros são muito receptivos e calorosos. Me sinto muito grato por poder atingir um grande nicho de fãs, com idades que vão de 13 a 30, e que acompanham o meu trabalho atual, como um dos vilões em ‘Riverdale’, e os que me conhecem pelas produções mais antigas. Me sinto muito lisonjeado”, comenta Lochlyn. O canadense ainda respondeu as perguntas do público e tentou repetir alguns memes populares do Brasil.

O apresentador Yudi Tamashiro também fez comentários sobre o Shinobi Spirit. “Sempre sou convidado para ir aos principais eventos da cultura pop do Brasil, mas nunca fui em um com tantos cosplays. O público se entrega de corpo e alma”, explicou Yudi e ainda resumiu o evento em uma única palavra. “Se eu fosse utilizar uma palavra para descrever o que eu vi aqui hoje, seria ‘coração’. Consigo perceber que todos estão aqui porque amam esse universo, amam se encontrar com outros apaixonados, sem barreiras, sem preconceitos. Isso é lindo de ver”, completa.

O jovem, que também é cantor e dançarino, ainda falou sobre sua carreira, seus novos projetos e tirou fotos com o público.

A dubladora Priscila Amorim, responsável por dar a voz a grandes personagens do mundo pop, como Gamora, de “Guardiões da Galáxia”, Lisa Simpson, Elanor, de “The Good Place”, entre outros, também marcou presença e falou sobre a importância do imaginário do universo pop em relação ao momento atual da sociedade. “A ludicidade não tem barreiras e é por meio desses eventos que muitos jovens se expressam e mostram suas verdadeiras cores. O universo pop é uma porta de entrada para temas mais profundos do mundo da arte e me sinto muito lisonjeada em poder dar a voz a ícones tão importantes e empoderados desse mundo”, comenta.

A 25ª edição do Shinobi Spirit ocorrerá em maio de 2020.

CAPITAL GEEK DO BRASIL 

Com o novo posicionamento, a capital paranaense irá receber inúmeros outros eventos do universo pop, impulsionando vários outros segmentos da sociedade, como o turismo, geração de empregos, mercado hoteleiro, economia em geral, entre outros.

Nos próximos meses, o produtor geek Rogério Ramos será o responsável pelo inédito “Piquenique geek”, que fará parte da reinauguração do Passeio Público, primeiro parque de Curitiba, assim como o “Carnaval de Rua Nerd”, entre vários outros que entrarão para o calendário oficial da cidade.

“O mundo geek é uma expressão fortíssima da sociedade. Seja culturalmente, politicamente, economicamente, entre outros, ele utiliza várias metáforas para abordar temas que fazem parte do cotidiano, ajudando a despertar o senso crítico e artístico nos jovens e adultos, tudo isso por meio de um universo geek, que não conhece barreiras, julgamentos e nem preconceitos”, finaliza Rogério Ramos.

Previous ArticleNext Article