Startup curitibana adere aos princípios de empoderamento das mulheres da ONU

Angélica Fenley Belich


Uma startup curitibana faz parte do grupo de empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEPs – Women’s Empowerment Principles).  Líder do mercado de revenda online do país de roupas, sapatos, bolsas e acessórios, a empresa está no rol das 388 organizações brasileiras que assumiram publicamente o compromisso de promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino.

Para Luanna Toniolo, CEO da TROC, promover a paridade de gênero é um ponto fundamental para fortalecer as economias e impulsionar os negócios.  A causa é um dos caminhos para uma sociedade mais justa, na qual homens e mulheres têm acesso às mesmas oportunidades. “Quando você assume um papel de liderança e descobre que seus pares são quase todos do sexo masculino, percebe o quanto é importante abrir caminho para que outras mulheres tenham condições de alcançar também esses espaços”, comenta Luanna.

WEPs

Os WEPs são um veículo primário para a entrega corporativa nas dimensões de igualdade de gênero da agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Ao ingressar na comunidade de WEPs, a/o CEO de cada empresa sinaliza o comprometimento com essa agenda nos níveis mais altos da empresa e em trabalhar em colaboração em redes multissetoriais para promover práticas de negócios que capacitam mulheres. Isso inclui remuneração igual por trabalho de igual valor, práticas de cadeia de suprimentos que atendam a gênero e tolerância zero a assédio sexual no local de trabalho.

“Ter a TROC como signatária representa muito para Curitiba, o Paraná e todo o ecossistema de economia colaborativa que traz para as mulheres novas perspectivas de renda e de desenvolvimento de carreira. Que a TROC possa ser um exemplo e uma influência para tantas outras empresas paranaenses e para todo o Brasil”, destaca a Consultora de Princípios para Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres Brasil, Tayná Leite.

Público e equipe majoritariamente femininos

O público usuário da plataforma TROC que vende e compra roupas, sapatos, bolsas e acessórios é formado 95% de mulheres. Entre os funcionários que cuidam da operacionalização do e-commerce da marca, 80% são pessoas do sexo feminino. Elas estão desde o trabalho de curadoria das peças, no marketing, na administração, na logística e até, desde fevereiro deste ano, no comando.

 

Conheça os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU:

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

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