Uma startup curitibana faz parte do grupo de empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEPs – Women’s Empowerment Principles). Líder do mercado de revenda online do país de roupas, sapatos, bolsas e acessórios, a empresa está no rol das 388 organizações brasileiras que assumiram publicamente o compromisso de promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino.
Para Luanna Toniolo, CEO da TROC, promover a paridade de gênero é um ponto fundamental para fortalecer as economias e impulsionar os negócios. A causa é um dos caminhos para uma sociedade mais justa, na qual homens e mulheres têm acesso às mesmas oportunidades. “Quando você assume um papel de liderança e descobre que seus pares são quase todos do sexo masculino, percebe o quanto é importante abrir caminho para que outras mulheres tenham condições de alcançar também esses espaços”, comenta Luanna.
WEPs
Os WEPs são um veículo primário para a entrega corporativa nas dimensões de igualdade de gênero da agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Ao ingressar na comunidade de WEPs, a/o CEO de cada empresa sinaliza o comprometimento com essa agenda nos níveis mais altos da empresa e em trabalhar em colaboração em redes multissetoriais para promover práticas de negócios que capacitam mulheres. Isso inclui remuneração igual por trabalho de igual valor, práticas de cadeia de suprimentos que atendam a gênero e tolerância zero a assédio sexual no local de trabalho.
“Ter a TROC como signatária representa muito para Curitiba, o Paraná e todo o ecossistema de economia colaborativa que traz para as mulheres novas perspectivas de renda e de desenvolvimento de carreira. Que a TROC possa ser um exemplo e uma influência para tantas outras empresas paranaenses e para todo o Brasil”, destaca a Consultora de Princípios para Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres Brasil, Tayná Leite.
Público e equipe majoritariamente femininos
O público usuário da plataforma TROC que vende e compra roupas, sapatos, bolsas e acessórios é formado 95% de mulheres. Entre os funcionários que cuidam da operacionalização do e-commerce da marca, 80% são pessoas do sexo feminino. Elas estão desde o trabalho de curadoria das peças, no marketing, na administração, na logística e até, desde fevereiro deste ano, no comando.
Conheça os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU:
- Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;
- Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;
- Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
- Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
- Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
- Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
- Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.