Terça das Danças Urbanas no Teatro Sesc da Esquina

Simone Giacometti


Nesta terça-feira (9), o projeto  “Terças das Danças Urbanas”  apresenta o espetáculo “Inspirações”, no Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba.  A ideia é preencher um dia normal da semana com muita arte, abrindo espaço para novos grupos mostrarem os trabalhos.

No roteiro, está um passeio pelo legado de pessoas que fizeram a diferença no mundo, como Nelson Mandela, Gandhi, Martin Luther King, Madre Tereza de Calcutá e Jesus Cristo, além de outros grandes nomes. Esses são alguns dos exemplos citados no espetáculo “Inspirações”, dirigido por Desirre Goudel Favoreto.  A professora de dança e de educação física há 20 anos,  fez um trabalho de pesquisa para misturar movimentos da dança urbana aos fatos históricos. Ela é dançarina há 30 anos e dirige a Cia Desirre Favoreto, em Pinhais.

Desirre conta que teve a ideia de criar um espetáculo para motivar as pessoas a partir de relatos que ouviu durante o trabalho. “A Cia Desirre Favoreto existe há 3 anos e como temos acompanhado de perto muitas famílias, eu percebi que alguns pais e até crianças estavam apresentando quadros de depressão.  Entre os motivos citados estavam a crise, problemas familiares ou até mesmo a correria do dia a dia. Então, pensamos em fazer algo que mostrasse que até mesmo as pessoas que venceram na vida, passaram por dificuldades. Algumas, inclusive, pagaram um preço alto por querer fazer o bem. Assim nasceu o “Inspirações””, revela.

No palco, crianças e adolescentes usam a dança urbana para expressar seus sentimentos. Entre os temas trabalhados durante a apresentação, estão o bullyng, a violência, o feminicídio e até temas polêmicos como o suicídio e a pedofilia. A abordagem é sutil e faz refletir sobre situações que podem paralisar as pessoas, porém, o foco é a superação. “Eu quero mostrar que até mesmo quem sofreu ou cometeu algum tipo desses atos, pode deixar tudo no passado, deixar essa carga para trás. O passado não define quem você é. Sempre é possível recomeçar a partir do momento em que você está vivendo. E construir um novo final, muito mais feliz. O objetivo é atingir as pessoas em algum desses momentos pra que elas possam mudar, perceber que a vida pode ser boa e que tudo vai ficar bem”, explica Desirre.

A coreógrafa é conhecida por ser a primeira mulher brasileira a ser jurada oficial do Hip Hop Internacional Brasil(HHIB) e  juíza chefe de danças no Sul americano da Libraf.

Os ingressos podem ser comprados pela internet ou nas bilheterias do teatro.

Estilo com ideologia 

O estilo chamado de Dança Urbana nasceu nos Estados Unidos, logo depois da crise financeira de 1929, quando os bailarinos que trabalhavam nas casas de shows perderam os empregos e passaram a fazer apresentações nas ruas.   Um grande precursor desse gênero foi o cantor James Brown, que incluiu passos de dança urbana ao funk e criou um estilo único que até hoje é motivo de inspiração.  O break conquistou o mundo e no Brasil, novos elementos da nossa cultura foram incorporados.

No Brasil, a dança urbana ganhou um novo contexto, servindo de oportunidade para que jovens das periferias se expressassem com liberdade.

 

Serviço

Espetáculo: Inspiração

Direção: Desirre Favoreto

Coreografia: Desirre Goudel Favoreto e Susana Favaro

Dia: 09/04

Horário: 20h

Local: Teatro Sesc da Esquina

Endereço:  Visconde do Rio Branco , 969 – Mercês

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="609894" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]