‘Trilogia do Cárcere’ reúne três filmes de Aly Muritiba

Guilherme Grandi


Com Metro Jornal

Será lançado nesta sexta o box “Trilogia do Cárcere”, um material com três produções do diretor e roteirista Aly Muritiba. O box reúne filmes que retratam os grupos oprimidos pelo sistema penitenciário brasileiro e que dão voz aos presos, aos seus familiares e aos agentes penitenciários.

A primeira parte da trilogia, “Fábrica”, aborda o drama de uma mãe que aceita o risco de levar um celular para o seu filho preso, em um dia de visita. Em “Pátio”, Muritiba faz um ensaio em que os presidiários jogam bola e compartilham sobres as suas vidas além dos muros da prisão.

“A Gente” encerra a trilogia e traz a trajetória do agente Jeferson Walkiu, quando este assume o comando da Equipe Alfa. Composto por 28 agentes penitenciários, o grupo faz a guarda e custódia de cerca de mil presidiários.

Em entrevista ao Metro Jornal, o roteirista Aly Muritiba contou que resolveu produzir os filmes enquanto trabalhava no presídio, local em que atuou como agente penitenciário por 7 anos. “Eu estudava cinema e percebi que trabalhar dentro de uma penitenciária era um privilégio para possibilitar que as pessoas vissem as coisas com um outro ponto de vista. Eu queria falar do cárcere de uma maneira mais humanizada e dos tipos sociais que lá frequentam. Os filmes se baseiam em coisas que eu presenciava nos dias de visita das famílias aos presos. O meu interesse era fazer com que as pessoas que frequentam o sistema penitenciário fossem vistas de forma menos estereotipada e mais complexa. A imprensa os retrata de forma muito rasa, e o grande inimigo da falácia é a ressocialização”.

Os filmes foram premiados em festivais nacionais e internacionais, como o Festival de Varsóvia, o alemão Dok Leipzig, o Festival Internacional du Film d’ Amiens, na França, e o Festival do Rio.

O box será distribuído gratuitamente em instituições da cidade. Os interessados em adquiri-lo podem enviar um email para contato@olhardistrib.com.br.

Previous ArticleNext Article