Volumes dois e três da série “Quando Meninos Viram Homens”, de Marcos Bortolli, será lançada em novembro em Pato Branco.

Pedro Ribeiro


De Pato Branco, sudoeste paranaense, um descendente de italianos desponta no cenário da literatura mundial. Embora da área da Tecnologia da Informação, o professor do Centro Universitário Mater Dei e ex-Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos De Bortolli, nos anos 2000, foi atrás de suas raízes e desembarcou em uma pequena colônia de imigrantes italianos no interior do Rio Grande do Sul, onde haviam apenas 10 casas.

“Fiquei curioso e quis conhecer as terras onde meu bisavô iniciou nossa família no Brasil há mais de 100 anos, quando chegou ao país. Foi uma surpresa: em seu túmulo, descobri que ele havia nascido no mesmo dia em que eu nasci, em 1868, 102 anos após a minha chegada ao mundo. Ali nasceu a ideia da saga “Quando Meninos Viram Homens”.

Foram perto de quatro anos de pesquisas sobre fatos ocorridos entre 1.870 a 1.920, período da imigração italiana no Brasil, em viagens pelo interior do Rio Grande do Sul e Paraná, além da garimpagem de 1.200 fotos antigas. Um invejável acervo que, por si só, traça um perfil da imigração e colonização italiana.

Bortolli começou, então, a escrever um livro artesanal, sem compromisso ou interesse comercial. São 360 páginas, 250 notas explicativas, 12 ilustrações exclusivas, uma extensa bibliografia de consulta e acervo fotográfico publicado semanalmente em suas redes sociais.

De fácil leitura e envolvimento, o livro, uma mistura de história com romance, ganhou o gosto de leitores do Brasil, Itália, Estados Unidos, Austrália e Japão, dentre outros países. Atualmente, está na 3ª edição em português e uma edição em inglês.

AVENTURA ATRAS DE GIOVANNA

Bortolli começa sua narrativa nos mostrando como um imigrante italiano vai atrás de seu amor de infância percorrendo a América do Sul! O destino e a manipulação do irmão de sua amada fazem com que a família venha ao Brasil sem deixar pistas. Com seus dois melhores amigos, empreitam uma aventura pela América do Sul atrás de Giovanna. Inesperadamente, são totalmente envolvidos na cruel e sangrenta Revolução Federalista de 1893-1895, a Revolução da Degola.

Lançado em 2013, o livro de Bortolli é totalmente baseado em fatos reais do período de 1870-1895, mas possui alguns personagens fictícios que percorrem a história. Apesar da perspectiva histórica e real, o livro é uma aventura pela América do Sul, percorrendo a imigração europeia e a Revolução Federalista no Brasil, porém, descritos de forma leve e fluída, cujos leitores ficam encantados com os detalhes e “vivem a história”. Em suas redes sociais, o autor publica semanalmente os melhores comentários espontâneos dos leitores, os quais exaltam o grandioso resgate da história e das emoções vividas ‘capa a capa’ no livro.

Assim, atendendo aos pedidos dos fãs, a saga familiar continua. Em novembro, o autor lança a continuação do romance – volumes dois e três – no período de 1932 a 1957, com as gerações seguintes, em um resgate da história do nosso país, de forma romanceada, emocionante e divertida.

Neste segundo e terceiro romance, com a mesma fluência e destreza, com texto, de envolvente narrativa, que captura a atenção e respiração do leitor a cada página, o autor mais uma vez expõe sua capacidade literária de forma pujante, com intensidade e vigor, e leva-o a mergulhar de corpo, sentimento e alma, no torvelinho de um tempo convulsivo e de conflitos no interior do Paraná. Período de levante de agricultores, movimento que ganhou notícias em todo o mundo, ocorrido em explosão e intensidade no decorrer de 1957, no Sudoeste, para onde as sementes de Giuseppe e Giovanna migraram muitos anos depois da chegada de ambos ao País. O mesmo torrão que serviu de berço e origem do autor dessa fantástica obra condensada em três volumes.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="793322" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]