Queima de fogos de artifício requer cuidados na virada do ano

Francielly Azevedo


Por William Bittar – CBN Curitiba

Apesar da tradição dos fogos de artifício na virada de ano, sempre é preciso saber escolher o que comprar e principalmente onde comprar. De acordo com Daniela Correa, delegada titular da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições de Curitiba (DEAM), o consumidor deve sempre comprar em lojas que possuam os alvarás do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura de Curitiba e da delegacia de explosivos.

“Isso vai dar maior segurança ao consumidor porque ele está adquirindo um produto que estava guardado corretamente e terá maior garantia de que funcionará adequadamente”, diz.

Para quem compra em Curitiba e leva para as praias, a delegada lembra que é preciso sempre manter o produto dentro da embalagem e em local adequado, pois qualquer manuseio diferente pode acarretar em acidentes. Além disso, ela orienta que os fogos sejam comprados próximo da data de uso. 

O empresário Leandro Lanza, que gerencia uma loja de fogos de artifício fala que a última semana do ano é a mais movimentada pela procura dos produtos. Ele lembra que é muito importante saber escolher onde vai comprar os fogos.

“A primeira coisa é procurar uma casa especializada porque você vai saber que o produto é de qualidade e foi armazenado de forma correta. Além disso, vamos explicar a forma adequada de utilizar cada produto”, destaca.

Leandro ainda fala que é importante cuidar na hora de soltar os fogos de artifício e uma das dicas mais importantes é não soltar após ter ingerido bebida alcoólica.

“Armazenar em local seco, porque se molhar ou umedecer vai dar problema. Também é importante estar sóbrio, porque não adianta a gente explicar e no dia você não estar apto para executar de maneira correta o passo a passo”, ressalta.

Lembrando que crianças e adolescentes não devem se aproximar dos explosivos. Além disso, a venda de fogos de artifício, com maior potencial explosivo, para crianças e adolescentes é proibida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.