
Vazamento expõe 773 milhões de emails e 21 milhões de senhas
Folhapress
18 de janeiro de 2019, 09:37
O ano de 2019 deve ter mais de 30 chuvas de meteoros. No próximo dia 8 de fevereiro, a chamada Centaurids terá seu auge ..
Francielly Azevedo - 18 de janeiro de 2019, 20:53
O ano de 2019 deve ter mais de 30 chuvas de meteoros. No próximo dia 8 de fevereiro, a chamada Centaurids terá seu auge e poderá ser observada a olho nu. Os dados são de um levantamento do Observatório Nacional.
E não para por aí. No dia 15 de março será a vez da Normids riscar o céu. Em 23 de abril a Lyrids e em 24 de abril a Puppids. Outubro e dezembro apresentam o maior número de chuvas: sete e oito respectivamente.
“Ocorre que, no último quarto do ano, o denominado complexo das Taurids - um aglomerado de detritos de muitas passagens antigas de cometas, divide-se em dois ramos, e é atravessado pelo nosso planeta”, explica Marcelo De Cicco, pesquisador do Observatório Nacional e coordenador do projeto Exoss.
Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de "estrela cadente". Eles não representam riscos para a Terra.
O pesquisador orienta que quem registrar imagens dessas chuvas pode enviá-las ao projeto Exoss no link.