
Hospitais devem receber atrasados e aporte extra
Narley Resende
05 de janeiro de 2017, 08:28
No Paraná, 25 mulheres são hospitalizadas por dia vítimas de violência. Os dados são do Sistema de informação de Agravos..
Mariana Ohde - 05 de janeiro de 2017, 08:49
No Paraná, 25 mulheres são hospitalizadas por dia vítimas de violência. Os dados são do Sistema de informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde. O principal agressor é o cônjuge ou companheiro, em seguida vem a mãe da vítima e, em terceiro lugar, o pai.
Só em Curitiba, a Delegacia da Mulher registrou, entre maio e dezembro do ano passado, 3.559 boletins de ocorrência, uma média de 17 por dia. Desse total, 1358 são por agressão física. Segundo a delegada da Delegacia da Mulher, Samia Coser, a maioria das vítimas que procura auxílio já foi agredida mais de uma vez.
"A maioria das mulheres que procuram a delegacia já foi agredida pelo mesmo agressor - quase 76% dos casos. E por que permaneceu com ele? Em grande parte porque ela acreditava na possibilidade da mudança desse agressor", explica.
Além da Delegacia da Mulher, e do disque 180, as vítimas de violência podem procurar auxílio na Casa da Mulher Brasileira e unidades de Saúde para atendimento psicológico e psicossocial.