25 mulheres são internadas por dia no Paraná vítimas de violência

No Paraná, 25 mulheres são hospitalizadas por dia vítimas de violência. Os dados são do Sistema de informação de Agravos..

Mariana Ohde - 05 de janeiro de 2017, 08:49

No Paraná, 25 mulheres são hospitalizadas por dia vítimas de violência. Os dados são do Sistema de informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde. O principal agressor é o cônjuge ou companheiro, em seguida vem a mãe da vítima e, em terceiro lugar, o pai.

Só em Curitiba, a Delegacia da Mulher registrou, entre maio e dezembro do ano passado, 3.559 boletins de ocorrência, uma média de 17 por dia. Desse total, 1358 são por agressão física. Segundo a delegada da Delegacia da Mulher, Samia Coser, a maioria das vítimas que procura auxílio já foi agredida mais de uma vez.

"A maioria das mulheres que procuram a delegacia já foi agredida pelo mesmo agressor - quase 76% dos casos. E por que permaneceu com ele? Em grande parte porque ela acreditava na possibilidade da mudança desse agressor", explica.

Além da Delegacia da Mulher, e do disque 180, as vítimas de violência podem procurar auxílio na Casa da Mulher Brasileira e unidades de Saúde para atendimento psicológico e psicossocial.