Aplicativo da PM registrou 1.429 ocorrências desde outubro

O aplicativo criado para que a população peça atendimento policial de emergência em Curitiba e região metropolitana regi..

Lenise Aubrift Klenk - BandNews FM Curitiba - 12 de fevereiro de 2019, 14:13

Foto: Soldado Priscilla Carvalho/ ANPr
Foto: Soldado Priscilla Carvalho/ ANPr

O aplicativo criado para que a população peça atendimento policial de emergência em Curitiba e região metropolitana registrou 1.429 ocorrências desde que foi lançado, há quatro meses. Nesta segunda-feira (11), a Polícia Militar habilitou também a versão para o sistema iOS do APP 190, antes disponível para o sistema Android.

O uso do aplicativo resultou em uma redução de aproximadamente 12% no número de atendimentos pelo telefone de emergência 190. A queda ocorre em uma proporção maior do que a migração para o aplicativo. Isso porque o telefone costuma fazer registros repetidos do mesmo atendimento, cada vez que o mesmo cidadão liga para o serviço. Entre as ocorrências registradas desde outubro do ano passado pelo APP 190, a maioria – em um total de 1.902 – foi por perturbação do trabalho ou do sossego.

Depois, vieram 59 pedidos de abordagens de suspeitos e 49 casos de lesões corporais ou violência doméstica. De acordo com o capitão Claudio Prus, da Central de Operações Policiais Militares (Copom), uma das principais vantagens do aplicativo é a inclusão de pessoas que tenham dificuldade auditiva ou para falar. "Consegue agora interagir com a Polícia Militar", disse. "Na sequencia, virão novas tecnologias para agregar mais pessoas que necessitam de atendimentos especiais. Hoje, temos cadastradas 85 pessoas em Curitiba e região metropolitana que interagem via chat".

A expectativa é estender o uso do APP 190 para a Polícia Militar de todos os municípios do Paraná. Segundo o capitão Prus, as duas formas de contato de emergência com a PM – aplicativo e telefone – seguem válidas e recebem o mesmo tipo de tratamento. "A polícia disponibilizou para a sociedade mais uma forma de acionar a Polícia Militar para atendimento emergencial".

Além de fazer a chamada, o APP 190 permite que o cidadão envie uma foto e um vídeo da ocorrência para a qual procura atendimento. Desde outubro, foram 17 mil downloads do aplicativo para Android.