Número de registros de armas de fogo cresce 8 vezes em 10 anos

Mariana Ohde

O número de novos registros para pessoas físicas, por ano, cresceu 744.7% no período.

O número de novos registros de arma de fogo para pessoas físicas realizados, por ano, pela Polícia Federal (PF), cresceu cerca de oito vezes em dez anos – entre 2007 e 2017.

Em 2007, foram registradas 3.901 novas armas para pessoas físicas e, em 2017, foram 33.031. Os valores representam um crescimento de cerca de 744,7% no período.

No total, em 2017, o Brasil tinha 328.893 registradas em nome de pessoas físicas. Os estados campeões são o Rio Grande do Sul (52.909), São Paulo (48.487) e Santa Catarina (33.392). No Paraná, quarto estado da lista, há 31.380 armas registradas em nome de pessoas físicas.

Os dados foram obtidos pelo Instituto Sou da Paz por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Fatores

Segundo a coordenadora de Projetos do Instituto Sou da Paz, Natália Pollachi, o crescimento pode estar relacionado à insegurança e à dificuldade em ver respostas efetivas do Estado. Porém, a difusão do discurso de que as armas trazem mais segurança também contribui para este cenário.

“A gente tem acompanhado com bastante preocupação esse aumento na concessão de registros. Neste período, não houve nenhuma alteração normativa significativa nessa concessão para pessoas físicas para defesa pessoal, então, a gente acredita, mesmo, em um aumento da demanda da população”, explica.

Segundo ela, esse aumento é, muito provavelmente, influenciado pela difusão de um discurso de armamento. “É um discurso muito fácil, mas também um tanto desonesto, de que o cidadão armado está seguro e isso resolveria todos os problemas em segurança pública, quando o que a gente vê é exatamente uma realidade inversa. A pessoa quando está armada acaba se expondo a mais riscos diante de uma probabilidade muito pequena de ela obter um benefício”.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="538885" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]