Uber cria ferramenta para passageiros chamarem a polícia

Mariana Ohde

A novidade começa a ser liberada nesta semana. Em breve, motoristas também terão acesso a ela.

A Uber acaba de lançar novas ferramentas de segurança para usuários do aplicativo de transportes. A partir dessa semana, ficará disponível na tela inicial um símbolo de um escudo, que dará acesso a várias funções de segurança ao toque de um botão.

As novidades começaram a ser liberadas ontem (26) e, até o dia 2 de agosto, todos devem ter acesso a elas. Nos próximos meses, a ferramenta também será disponibilizada no aplicativo dos motoristas.

Entre os novos serviços, os usuários terão a opção “Ligar para a Polícia”, que faz o contato direto com o 190 quando acionada, em casos de emergência. Ao pressionar o botão, o usuário será informado sobre sua localização e informações do veículo em viagem.

Com isso, os dados poderão ser compartilhados rapidamente com as autoridades. “A Uber aconselha os usuários a fazerem um bom uso desta função para utilizá-la somente em casos de emergência para que as autoridades possam concentrar sua atuação onde realmente haja necessidade”, informa a empresa.

Outra função são os contatos de confiança, que permitirá que os usuários compartilhem as viagens pelo aplicativo com contatos de sua preferência. Será possível salvar até cinco contatos de confiança, como os de amigos ou familiares. Os contatos poderão ter acesso aos trajetos das viagens.

O dispositivo permite, também, definir lembretes para não se esquecer de compartilhar viagens e escolher entre o compartilhamento de todas as viagens ou só aquelas que ocorrem à noite. Nenhuma viagem será compartilhada sem a permissão do usuário, segundo a empresa.

“Esta nova função está em linha com nosso compromisso de priorizar a segurança, contribuindo para que as viagens pelo aplicativo se tornem cada vez mais seguras e dando aos usuários mais facilidade para sinalizar qualquer problema e contatar as autoridades”, afirma Fabio Sabba, diretor de Comunicação da Uber Brasil.

A central de segurança inclui, ainda, informações sobre as funcionalidades de segurança oferecidas pelo aplicativo, como atendimento ao usuário, seguro APP para acidentes pessoais, Código de Conduta da Comunidade Uber, checagem de antecedentes criminais de motoristas parceiros e dicas gerais de segurança, entre outros.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal