63% dos brasileiros não usam protetor solar no dia a dia

106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – o que representa 70% da popul..

Mariana Ohde - 18 de dezembro de 2016, 15:56

106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – o que representa 70% da população acima de 16 anos.  6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago.

63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia.

Os dados são da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), junto com o DataFolha. Os dados são considerados alarmantes pelos dermatologistas.

Dados do Instituto Nacional de Câncer estimam que, em 2016, foram contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos de câncer registrados no país são os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama.

Já a Organização Mundial da Saúde prevê que, no ano 2030, haverá no mundo 27 milhões de casos novos de câncer, com 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.

Dezembro Laranja

Para ajudar a combater o problema, pelo terceiro ano consecutivo, a SBD promove a campanha Dezembro Laranja. Diante da chegada do verão, a proposta é conscientizar a população sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer de pele.

Para participar, basta acessar o site da campanha e compartilhar o conteúdo nas redes sociais, utilizando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. Também é possível alterar a foto de perfil no Facebook e no Twitter usando o aplicativo da campanha.

De acordo com a Sociedade de Dermatologia, o diagnóstico precoce do câncer de pele é fundamental para o sucesso do tratamento. A campanha reforça, portanto, a necessidade das chamadas atitudes fotoprotetoras de fácil execução no dia a dia do brasileiro.