O primeiro dia da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná UFPR, realizada neste domingo (26), teve 5,43% de desistentes, o equivalente a 724 dos 13.323 candidatos convocados para a etapa.
Dos faltantes, 619 fariam a prova em Curitiba. No vestibular do ano passado, o número foi semelhante – 5,35% de faltantes. Segundo a UFPR, nenhum incidente envolvendo candidatos foi registrado ao longo do dia, que teve a prova de compreensão e produção de textos.
Na segunda-feira (27), 8.649 candidatos vão fazer as provas específicas, de acordo com o curso escolhido.
No caso dos cursos de Matemática (Licenciatura ou Bacharelado) e Estatística e Matemática Industrial, os candidatos concorrem em um Processo Seletivo Estendido (PSE), que inclui a verificação do aproveitamento dos candidatos em disciplinas ministradas no primeiro semestre do ano letivo de ingresso.
Já para concorrer a vaga nos cursos de Música (Licenciatura e Bacharelado), Design de Produto, Design Gráfico e de Arquitetura e Urbanismo, haverá Prova de Habilidade Específica.
As provas extras são de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia, e têm sete questões discursivas de valor variável. O valor total de cada prova é de 40 pontos.
Para não serem eliminados na segunda fase, independentemente da concorrência, candidatos não podem obter resultado nulo ou zero no julgamento de qualquer uma das provas.
Resultado
De acordo com a UFPR, a expectativa é que a divulgação do resultado final do Vestibular 2017/2018, aconteça no dia 12 de janeiro de 2018.