Alunos da rede estadual tem acesso à conta personalizada do Gmail

Assessoria e Redação


Os alunos da rede estadual de ensino já podem acessar o Gmail exclusivo com o @escola, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Google.

A Secretaria de Estado de Educação também preparou uma série de tutoriais com passo a passo de como utilizar as ferramentas disponíveis nas contas. Os vídeos com tutoriais explicativos podem ser consultados AQUI.

Para acessar o e-mail o estudante deve acessar o endereço que será direcionado para o login do Gmail.

As escolas que ainda não receberam formação podem solicitar informações junto aos assessores pedagógicos em tecnologia educacional (CRTE) de cada Núcleo Regional de Educação (NRE).

“Foi uma opção para melhorar a comunicação entre os professores e alunos inseridos. Destacamos o serviço de e-mail, o armazenamento de arquivos em nuvem com espaço ilimitado e, principalmente, um ambiente virtual de aprendizagem que agrega múltiplas funcionalidades”, disse o chefe do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria da Educação, Eziquiel Menta.

Os estudantes do Colégio Estadual Yvone Pimentel, em Curitiba, já utilizam o e-mail personalizado desde agosto. Para a estudante Maria Luiza Kampagandin, de 13 anos, do 8° ano do Ensino Fundamental, a interatividade da ferramenta contribui para melhorar o aprendizado. “É uma ferramenta que torna as aulas mais dinâmica porque é uma forma de aprender que não se torna cansativa e estamos aprendendo os mesmos conteúdos, mas de uma maneira mais interativa. É um instrumento que reforça o nosso aprendizado”, Maria.

No e-mail, o professor pode instalar plugins que permitem, por exemplo, elaborar e corrigir provas e enviar o feedback para os alunos por meio de um grupo de contatos das turmas em que o profissional leciona. Eles podem utilizar esse ambiente virtual para arquivamento das aulas, compartilhamento de materiais pedagógicos para alunos e colegas, desenvolver documentos online de maneira colaborativa, além de blogs e sites em uma nuvem com espaço ilimitado.

As contas foram desenvolvidas pelas equipes técnicas do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais e Núcleo de Informática e Informação, da Secretaria, e da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para estudantes da rede estadual e professores do Quadro Próprio do Magistério que atuam nas escolas estaduais, Núcleos Regionais de Educação, na sede da Secretaria da Educação e no Instituo Fundepar.

Previous ArticleNext Article