Apenas 8,9% dos alunos do 3º ano do ensino médio entendem matemática

Por Metro CuritibaO desempenho de alunos do 3º ano do ensino médio em matemática caiu no Paraná, de acordo com o levanta..

Mariana Ohde - 19 de janeiro de 2017, 08:58

Por Metro Curitiba

O desempenho de alunos do 3º ano do ensino médio em matemática caiu no Paraná, de acordo com o levantamento da ONG Todos pela Educação. Com base no desempenho na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2015, apenas 8,9% dos estudantes paranaenses tiveram aprendizado adequado na disciplina. A meta era de 46,9%, e o índice em 2013 era de 11%.

Por outro lado, o desempenho em português dos alunos que estão prestes a fazer o vestibular subiu de 27,3% para 33,2%, embora também tenha ficado aquém da meta de 51,6%.

Para a coordenadora de avaliação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Katya Prust, uma série de fatores explicam o desempenho.

“Em matemática a dificuldade é muito grande. Temos observado isso no Saep e estão sendo feitas adequações curriculares, programas e ações para superar isso, estimulando o raciocínio e a interpretação ao invés da repetição”, disse ela, lembrando que a queda na disciplina foi nacional.

"Além disso, os resultados estão ligados a questões sociais e econômicas", disse.

Segundo Prust, o desafio hoje é aumentar a qualidade no ensino. “Com vagas para todos, o objetivo agora é equidade. As necessidades e as ações no CEP não são as mesmas de uma escola em Guairaçá, onde trabalhei”.Avaliação

Já no ensino fundamental, o desempenho melhorou nas duas disciplinas, tanto no 5º quando no 9º ano. No 5º ano o estado bateu as metas e em português seguiu com o melhor nível do país. No fim do fundamental os índices cresceram, porém longe da meta.

Critérios

A ONG considera que tem aprendizado adequado o aluno que atinge ou supera as seguintes pontuações, respectivamente, em língua portuguesa e matemática: 200 e 255 no 5º ano do ensino fundamental; 275 e 300 no 9º ano do fundamental; e 300 e 350 no 3º ano do ensino médio.