Confira os cuidados para usar aquecedores com segurança no frio

Redação


O inverno começou em junho, mas foi a primeira semana de julho que fez os paranaenses tirarem os casacos e cobertores dos armários. No último final de semana, foram registradas as temperaturas mais baixas do ano até agora no estado.

> Massa de ar frio se afasta e temperaturas voltam a subir nesta semana

O frio faz com que muitas pessoas recorram aos aquecedores, de diversos modelos, para manter a casa, escritório e outros ambientes aquecidos. Mas é preciso atenção: estes aparelhos podem causar acidentes e devem ser usados com alguns cuidados.

Confira:

Aquecedores portáteis

Os aquecedores devem ser instalados e usados de acordo com as orientações dos manuais de instrução do produto e é aconselhável fazer revisões periódicas nos aparelhos para evitar falhas. Eles devem ser mantidos a uma distância segura de tecidos e outros materiais inflamáveis. Também devem ser bem fixados em locais seguros, distantes de crianças e animais de estimação. Lembre-se também de manter portas ou janelas entreabertas, para que o ar circule – estes aparelhos “queimam” o oxigênio.

Aquecedores a gás

Devem sempre ser instalados em locais com boa ventilação e com chaminé de exaustão. A manutenção deve ser feita anualmente e a instalação deve ser feita por especialistas. A chama deve sempre apresentar a coloração azul – se estiver amarela, a regulagem não está adequada e a combustão não é completa, o que resulta na produção de monóxido de carbono, um gás tóxico.

Outros aquecedores

Não é aconselhável utilizar métodos alternativos de aquecimento, como a queima de álcool, que pode ocasionar acidentes. Esses meios, além de queimar o oxigênio disponível, aumentando o risco de asfixia, ainda são causadores de incêndio frequentes.

Em casos de lareiras e outros métodos similares, é recomendável fazer uma instalação segura, com profissionais capacitados, e isolar o fogo adequadamente, para evitar que crianças e animais de estimação sofram acidentes. Também é aconselhável manter o ambiente arejado ao utilizá-los.

Previous ArticleNext Article