“Ataque robô” tira do ar serviços da Receita Federal

Narley Resende


Hackers causaram problemas técnicos desde o início da semana passada e derrubaram totalmente o sistema da Receita Federal na sexta-feira (19), por meio de um chamado “ataque robô”. Aqueles que precisam emitir Cadastro Geral de Pessoa Jurídica (CNPJ) enfrentam dificuldades. A situação deve ser normalizada somente nesta segunda-feira (22).

Em razão de uma instabilidade nos sistemas de informática da Receita Federal, as prefeituras também não podem emitir alvarás comerciais e o CNPJ desde a última segunda-feira (15).

Isto ocorre devido à sincronização do cadastro entre a Receita e a Prefeitura. Com a paralisação do sistema, não é possível a transmissão do Documento Básico de Entrada (DBE), necessário para a emissão dos documentos.

Ataque robô

Segundo informou a Receita, todos os sistemas já ficaram instáveis ou inoperantes na segunda-feira por causa do lançamento de uma nova versão do CNPJ, que em breve trará novidades à Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim).

“Ataques do tipo “robô” ao sistema também foram registrados e interromperam o serviço em todo o país”, informou a entidade.

A Receita informou que já tomou as medidas necessárias para resolução do problema o mais breve possível, porém não estimou um prazo para que isso ocorra.

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="380443" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]