Bloco feminista Pagu tem protesto contra Bolsonaro e gritos de ‘Marielle, presente!’

Folhapress


Por Julia Zaremba
Com protesto contra o governo Bolsonaro, gritos de “Marielle, presente!” e canções de vozes femininas da MPB, o bloco feminista Pagu desfilou na região central de São Paulo nesta terça (5).   Milhares de pessoas participaram do cortejo, que começou por volta das 15h na praça da República e seguiu pelas ruas do entorno embalado por clássicos de cantoras como Elis Regina, Maria Bethânia e Clara Nunes.

Havia muitas mulheres no público, com seios de fora, meias arrastão, tatuagens com slogans feministas e fantasias com teor político -a Barbie fascista e a laranja escrita Queiroz eram vistas a cada esquina.  A comerciante Regiane Rodrigues, 44, foi fantasiada de Aia, da série Handmaid’s Tale, que se passa em um futuro distópico onde a democracia foi substituída por uma ditadura patriarcal e mulheres férteis não têm mais liberdade sobre o próprio corpo.  “Acho que estamos muito perto de viver o que acontece na série”, diz ela, que estava acompanhada de dois amigos também com fantasias em referência à série. “Só um levante popular para mudar isso.”

A professora Anastasia Itokazu, 45, foi ao bloco com os filhos Clarice, 6, e Denis, 9, todos vestidos com botas de galocha para se proteger da chuva. Ela diz que foi para “celebrar a democracia” e para mostrar aos filhos que “a posição da mulher na sociedade não é de submissão”. Maconha, cocaína, lança-perfume e até pão de mel recheado com cannabis era vendidos livremente em meio à multidão.

Por mais de quatro vezes, o público bradou “ei, Bolsonaro, vai tomar ..!”, frase que foi entoada em outros blocos durante os dias de Carnaval.
Quase no fim do cortejo, uma tempestade caiu no bairro e levou muitos foliões a buscarem abrigo em locais próximos. No fim de semana, a praça da República também ficou alagada.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="599686" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]