Brasil tem menor média móvel de mortes por Covid desde início de novembro de 2020

Folhapress

Brasil tem menor média móvel de mortes por Covid desde início de novembro de 2020

O Brasil registrou 250 mortes por Covid e 14.320 casos, nesta quarta-feira (8). A média móvel de óbitos agora é de 461 vidas perdidas por dia, menor valor desde 13 de novembro de 2020, quando era de 403.

As informações referentes à Covid, porém, foram afetadas pelo feriado prolongado de 7 de Setembro, devido a atrasos de notificação junto às secretarias de saúde e, consequentemente, os dados diários foram menores, como é normal ocorrer aos domingos, segundas e feriados. Com isso, as médias móveis acabam afetadas.

De toda forma, as médias móveis de mortes e casos vêm apresentando quedas nas últimas semanas.

Nesta quarta, a média móvel de casos agora é de 17.461, queda de 33% em relação ao dado de duas semanas atrás.

Mesmo com números inferiores aos muito elevados dados anteriores, o momento merece atenção e cuidado. O país já tem circulação comunitária da mais transmissível variante delta, que vem causando aumentos expressivos de casos em outros países. A delta também já parece causar problemas no Rio de Janeiro, que vê aumentos de casos e internações.

Com os dados desta quarta, o Brasil chegou a 584.458 óbitos e 20.925.899 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

LEIA MAIS: Paraná recebe mais 156 mil doses de vacinas contra Covid-19

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="788712" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]