Brasileiro preso na Venezuela é solto e viaja para os EUA

Narley Resende


O governo da Venezuela liberou da prisão e expulsou do país o brasileiro Jonatan Diniz, preso desde 26 de dezembro pelas forças de segurança no Estado de Vargas. A informação foi divulgada no fim da tarde deste sábado (6) pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, por meio do Twitter.

A prisão foi anunciada na TV venezuelana pelo governador chavista Diosdado Cabello. O jovem de 31 anos foi acusado de manter atividades contra o regime de Nicolás Maduro.

Diniz, que é catarinense, mora em Los Angeles e havia chegado à Venezuela no início de dezembro. Agora, ele teria voltado aos Estados Unidos.

Nessa sexta-feira (6), o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela havia informado que o brasileiro encontrava-se “em bom estado de saúde, detido em instalação de órgão de segurança local”. O Itamaraty, por meio de nota, afirmou que a Embaixada do Brasil havia pedido autorização para visita consular ao cidadão brasileiro.

Neste sábado (6) completaram-se nove dias da prisão de Jonatan. O catarinense de 31 anos foi detido no dia 28 de dezembro pelas forças de segurança da Venezuela, no estado de Vargas. Segundo a agência oficial de notícias do governo, ele é acusado de manter atividades desestabilizadoras contra o regime de Nicolás Maduro.

O anúncio da prisão foi feito pelo parlamentar socialista Diosdado Cabello no programa que dirige no canal estatal VTV. Além de Jonatan, foram presos outros três venezuelanos. Eles fariam parte da Organização Não Governamental Time to Change the Earth (“tempo de mudar a Terra”, na tradução em português).

Para o governo, a entidade seria uma “organização criminosa com tentáculos internacionais”, que distribuiria alimentos e bens a moradores de rua com o objetivo de obter recursos em moeda nacional com vistas a promover ações contra o governo.

Sem título

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="475402" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]