Calendário de 2017 terá mais feriados prolongados que 2016

Da BandNews CuritibaO ano de 2017 terá nove datas que podem ser emendadas,em um total de 12 feriados nacionais. São aque..

Andreza Rossini - 16 de novembro de 2016, 17:27

Da BandNews Curitiba

O ano de 2017 terá nove datas que podem ser emendadas,em um total de 12 feriados nacionais. São aqueles que caem em segundas, terças, quintas ou sexta-feiras. Somente o 1º de janeiro e a Páscoa serão celebradas em domingos. Apesar de ser motivo de comemoração pra muitos brasileiros, a quantidade de recessos pode pesar na economia que já não vai bem. Segundo o Diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio-PR, Rodrigo Rosalém, isso afeta diretamente as vendas dos lojistas.

"O Brasil é o país que mais tem feriados no mundo e cada dia de feriado é um dia útil a menos para o comércio abrir e vender. Percebemos isso muito claramente nos meses que tem mais feriados, prolongados principalmente, que a queda nas vendas acaba sendo bem acentuada", afirmou.

Somente no primeiro semestre de 2017 serão 5 feriados prolongados. Em fevereiro, o Carnaval cai no dia 28 e, como em todos os anos, ocorre em uma terça. Em abril, tem os feriados da Paixão de Cristo, no dia 14, e o de Tiradentes, no dia 21, ambos caem em sextas. Em maio, tem o Dia do Trabalho, dia 1°, que será numa segunda e o Corpus Christi, no dia 15, que cai em uma quinta-feira. Segundo Magno, o setor de turismo pode ser o responsável por equilibrar a economia nos períodos de feriados.

"Temos que prestar a atenção que, de um lado se os trabalhadores, a produção industrial e os empregos fixos geraram o feriado e param as atividades, por outro lado temos viagens e recebemos pelo turismo", disse.

No segundo semestre de 2017 serão mais quatro recessos. O feriadão da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, será numa quinta-feira; o Dia da Padroeira do Brasil, dia 12 de outubro e Finados, no dia 2 de novembro, caem numa quinta-feira. E por último vem o Natal que será em uma segunda-feira.