Carteira de Estudante Digital é anunciada pelo Ministério da Educação

Redação

ministro da educação, weintraub, id estudantil, carteira de estudante digital, carteirinha de estudante digital, carteira estudantil digital, ministério da educação, carteira estudantil

O ministro da Educação Abraham Weintraub anunciou hoje (25) a carteira de estudante digital. Conforme o MEC (Ministério da Educação), o aluno poderá fazer a ID Estudantil pelo app. A carteirinha não precisará ser impressa.

A carteirinha estudantil digital ficará disponível para qualquer aluno da educação básica, tecnológica ou superior.

De acordo com o MEC, a emissão da carteira de estudante digital é mais barata e mais rápida. Além disso, a medida elimina o envolvimento de entidades estudantis, como UNE (União Nacional dos Estudantes), Ubes (União Nacional dos Estudantes Secundaristas) e ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos).

Por isso, a ID Estudantil também foi apontada como uma ofensiva do Ministério da Educação contra as entidades ligadas à defesa do aluno brasileiro.

O chefe do MEC, Abraham Weintraub, chegou a comparar a UNE (União Nacional dos Estudantes) a uma “máfia”.

COMO FAZER A CARTEIRA DE ESTUDANTE DIGITAL?

O aplicativo de celular será disponibilizado gratuitamente ao aluno por meio das lojas Google Play e App Store. Assim, o estudante preenche os dados e emite o documento digital.

A ID Digital Estudantil possibilitará conceder os benefícios aos estudantes, tais como meia-entrada no cinema, em teatros, shows e demais eventos culturais. Os benefícios valem em todo o território nacional, mas também será possível acessar aqueles previstos na legislação de cada um dos municípios brasileiros.

De acordo com Weintraub, a id estudantil foi viabilizada pelo MEC a partir de uma medida provisória assinada em setembro por Jair Bolsonaro.

O Ministério da Educação anunciou a medida nesta segunda-feira, e a carteira de estudante digital está disponível para o aluno a partir de hoje (25).

Previous ArticleNext Article