Carteira de Trabalho e Previdência Social passa a ser digital no Paraná

A partir deste mês de março, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) passa a ser apenas digital no Paraná. O ..

Redação - 04 de março de 2020, 08:43

Divulgação/Ministério do Trabalho
Divulgação/Ministério do Trabalho

A partir deste mês de março, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) passa a ser apenas digital no Paraná. O lançamento oficial será realizado nesta quarta-feira (3), a partir das 15h30, no Palácio das Araucárias.

O aplicativo, que é do Governo Federal, está disponível pelo celular nas versões iOS, Android e web, possibilitando que o trabalhador tenha acesso às informações de qualificação e de seus contratos de trabalho que constam na versão física.

De acordo com Eder Colaço, chefe do departamento do trabalho, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, todas as experiências profissionais formais anteriores já estarão no aplicativo. "A pessoa baixa o aplicativo e através do número do CPF e é com base nesse número que as informações são puxadas e ali o trabalhador consegue visualizar todos os vínculos."

Além de verificar as informações como abono salarial, o trabalhador pode solicitar o seguro desemprego pela plataforma.

CTPS FÍSICAS DEVEM SER GUARDADAS

Ricardo Honório, coordenador de planejamento da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, destaca que mesmo tendo as informações no aplicativo, o trabalhador deve guardar as antigas carteiras físicas.

"A antiga, na versão física, a pessoa deve guardar para caso haja alguma discordância entre os dados. E é importante lembrar que a CTPS digital não é mais um documento válido de identificação", relembrou Honório.

A carteira é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

COMO ACESSAR CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL DIGITAL?

Para ter o documento digital, o trabalhador acessar a carteira de trabalho digital pelo desktop do seu computador. Veja como:

  • fazer um cadastro no site do Governo Federal;
  • em seguida, você será redirecionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua trajetória profissional;
  • depois, você receberá uma senha temporária;

Depois do cadastro, o documento estará disponível na versão web e também no aplicativo 'Carteira de Trabalho Digital', que está disponível loja de aplicativos de seu smartphone (Android ou IOS).