Carteiros do Paraná entram em greve nesta semana

Mariana Ohde


Da BandNews Curitiba

Os carteiros do Paraná devem entrar em greve a partir das 22h do dia 14 de setembro. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Paraná (Sintcom-PR), a paralisação vai acontecer em todo o país.

O indicativo de greve foi aprovado pelos trabalhadores em assembleias realizadas em todos os estados. Os funcionários realizaram um Congresso Nacional da Categoria, em que pautaram as reivindicações. Eles pedem um reajuste de 15% nos salários e um piso para a categoria no valor de R$3.940,24. Hoje, a categoria tem R$ 1.284,35 de salário-base. A proposta da empresa foi de reajuste de 6,74%, bem abaixo do esperado.

Segundo o Sintcom, a empresa também quer instituir banco de horas, retirar as indenizações em caso de acidentes e retirar a cláusula que protege motoristas e motoqueiros em caso de multa de trânsito e acidentes.

De acordo com um dos diretores Sintcom-PR, Sérgio Rodrigues, a categoria também pede novas contratações. “Desde 2011 não ocorrem mais concursos públicos para contratar pessoal, então a gente tem uma defasagem muito grande de funcionários. Além do sucateamento que a empresa vem passando nos últimos anos por falta de contratação e falta de investimentos na área comercial, operacional, segurança”, exemplifica.

A greve será por tempo indeterminado. Segundo Sérgio Rodrigues, a decisão só será revertida, caso a Empresa dos Correios atenda as reivindicações dos trabalhadores.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos afirma que ainda está em negociação. De acordo com a empresa, estão sendo feitas assembleias para analisar as propostas dos trabalhadores. Na semana que vem, duas reuniões estão marcadas em Brasília, para tentar uma negociação.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="384560" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]