Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital já está disponível

Angelo Sfair

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital

Foi lançado nesta terça-feira (18) o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital (CRLV) no Paraná. O serviço está disponível, junto a CNH digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O app reúne os dois documentos de porte obrigatório e está disponível nas plataformas Android e iOS.

A função já estava disponível em outras unidades da federação desde o ano passado.

A versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica que o documento físico. Para acessar o documento eletrônico, no entanto, o proprietário preca ter pago o licenciamento do veículo referente ao ano de 2018.

O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo.

Depois de realizado o cadastro, o motorista não precisará, obrigatoriamente, estar conectado com a internet. Uma vez realizado o serviço, a CNH e o CRLV digital podem ser acessados off-line.

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital

Uma vez realizado o CRLV digital, o documento também pode ser compartilhado com outra pessoa que eventualmente divida o mesmo veículo. Para isso, basta o outro motorista também ter instalado o aplicativo CDT.

O documento pode ser compartilhado, no máximo, com até cinco pessoas simultaneamente. Quem recebe o CRLV digital não consegue compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito quando solicitado.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital também serve como uma cópia de segurança.

“Se ele [o motorista] perde o documento original, por exemplo, pode imprimir o digital que ele terá a mesma validade. Isso sem custos, taxas, filas ou qualquer outra burocracia”, explica Stéfano Garcia, coordenador de gestão da informação do Detran-PR.

Segurança digital

O documento é protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo também pode ser feito com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que possuam leitor biométrico.

Um QR Code garante a autenticidade do documento. O código pode ser lido durante uma fiscalização no trânsito para verificar se há alguma falsificação no documento.

Previous ArticleNext Article