China confirma 170 mortes e 7.771 casos confirmados do coronavírus

Redação

brasil, casos, anvisa, agência nacional de vigilância sanitária, appa, administração dos portos de paranaguá e antonina, portos do paraná, sesa, secretaria de estado da saúde, coronavírus, novo vírus da china, china, wuhan, coronavirus sintomas, corona virus, coronavírus, wuhan, wuhan china, coronavirus sintomas, corona virus, coronavírus, wuhan, ministerio da saude, oms, coronavirus, corona virus, virus, corona, o que é coronavirus, coronavírus, paraná, investiga, investigação, curitiba, paraná, casos suspeitos

O coronavírus (2019-nCoV) resultou em 170 mortes na China, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (30) pelas autoridades de saúde no país asiático. Já no Brasil, o Ministério da Saúde afirmou que são nove casos suspeitos: três em São Paulo, dois em Santa Catarina e um no Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará.

Hoje também está marcado como o dia com mais mortes registradas foi com 38. Uma reunião da OMS (Organização Mundial da Saúde), que deve ser feita ainda hoje, pode determinar se a epidemia passará a ser considerada uma emergência sanitária internacional.

Quase todos os óbitos acontecem em Hubei, provícia da China que tem Wuhan como capital. Ao todo, o número de casos confirmados pela doença é de 7.711. Contudo, cerca de 56 milhões vivem na região e estão proibidas de sair da área, incluindo estrangeiros. As autoridades da China também revelaram que 128 pessoas conseguiram se recuperar da doença.

Além disso, são 75 casos confirmados em outros países. França, Alemanha e Finlândia confirmaram 10 casos, enquanto Estados Unidos e Canadá somam sete. Ontem (29), a Arábia Saudita ainda confirmou quatro casos. Além destes, outros oito países asiáticos, como Nepal, Vietnã e Índia, também sofrem com o coronavírus.

O QUE É O CORONAVÍRUS

A infecção causada pelo coronavírus tem seu epicentro em Wuhan, considerada o ponto de partida da epidemia. Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), outros 56 casos de coronavírus foram confirmados em pelos menos 18 países distribuídos em quatro continentes.

No Brasil, o Ministério da Saúde colocou o país em alerta para o risco de transmissão, mas ainda não há casos confirmados. Uma das recomendações é para as empresas não realizarem reuniões presenciais com pessoas que vêm da China. O Paraná também adotou medidas de prevenção.

Assim como outras viroses, o coronavírus pode ser transmitido entre seres humanos pelo ar (tosses e espirros) ou pelo contato com objetos contaminados. O vírus pode se disseminar pelo ar e coloca em risco pessoas imunidade debilitada. Ainda não há um remédio específico para combater o vírus.

O coronavírus tem período de incubação entre dois e sete dias, podendo chegar a 14 em alguns casos. Os sintomas se parecem com os da gripe ou resfriado comum: tosse, febre e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.

Previous ArticleNext Article